Negócios

Prosus (da Naspers) faz primeiro investimento na América Latina fora do Brasil com aporte na mexicana Klar

Prosus (da Naspers) faz primeiro investimento na América Latina fora do Brasil com aporte na mexicana Klar

Mais de uma década depois de começar a investir na América Latina a partir do Brasil, a Naspers está ampliando sua atuação região.

Por meio da Prosus Ventures, o braço de investimento em companhias early stage de sua subsidiária Prosus, o grupo liderou uma série A de US$ 15 milhões no Klar, um banco digital com 200 mil clientes.

Participaram da rodada o IFC, Quona Capital, Mouro Capital (antigo Santander Innoventures) e a aCrew, que já eram investidores da companhia. Ao todo o neobank criado em 2019 já levantou aproximadamente US$ 72 milhões em equity e dívida.

O mercado mexicano é o segundo mais importante da região em termos de investimento em venture capital e, dependendo do segmento, pode estar 3 a 5 anos atrás do Brasil, o que representa um potencial interessante de crescimento das operações e valorização do investimento. No México, apenas 10% dos adultos possuem um cartão de crédito e menos da metade da população tem uma conta corrente.

O próprio Nubank escolheu o país para iniciar sua expansão internacional com o lançamento de seu cartão de crédito roxinho em março.

Assim como o agora concorrente brasileiro, aliás, o Klar abriu um centro de desenvolvimento em Berlim (Alemanha). Com a série A, um dos objetivos é dobrar essa equipe, chegando a 50 pessoas.

“Construímos uma nova infraestrutura bancária que se alinha com as necessidades financeiras dos consumidores e nos permite servir uma grande parcela da população mexicana que antes era deixada para traz em termos de serviços financeiros”, disse Stefan Moller, cofundador e presidente da Klar, em comunicado.

Ao TechCrunch, Banafsheh Fathieh, que liderou a negociação por parte da Prosus Ventures, disse que o investimento no Klar é o primeiro de muitos que a companhia pretende fazer no México e na região como um todo.