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Provu leva crediário digital (BNPL) para o varejo físico com nova maquininha

Nova oferta da Provu leva conceito de BNPL, com parcelamento por boleto, para lojistas que atuam com a MarketUP

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Seguindo sua estratégia de atuar com pagamentos além dos empréstimos pessoais, a fintech Provu (antiga Lendico) está levando para o varejo o conceito de crediário digital buy now pay later (BNPL) que está tão na moda no comércio eletrônico.

A oferta, que havia sido anunciada em novembro/21, foi desenvolvida em pareceria com a MarketUP e com o Grupo ABL e consiste de totens e maquininhas de POS nos quais as pessoas poderão parcelar suas compras por meio de boleto bancário. Ela faz o pagamento em uma das maquininhas em lojas parceiras e pode escolher o Provu Parcelado como meio de pagamento. Depois de um rápido cadastro para avaliação de crédito, a compra pode ser parcelada em até 24 vezes. 

A MarketUP tem 150 mil vendedores ativos espalhados pelo Brasil. Os lojistas que aderirem e solicitarem o terminal de pagamento terão os 6 primeiros meses isentos de taxas, além disso, o boleto parcelado da Provu não terá cobrança extra no mesmo período de tempo.  

De acordo com Marcelo Ramalho, presidente da Provu, a nova opção aumenta o poder de compra da população que não tem cartão de crédito ou tem limite baixo para compras.  A avaliação do executivo é que o novo equipamento não compete com as máquinas de cartão tradicionais, porque é direcionado exatamente para quem não tem um cartão. Ela também é uma opção interessante mesmo em tempos de Pix Parcelado, já que nessa modalidade, é preciso ter em conta o valor referente à 1ª parcela da compra. No Provu Parcelado é possível jogar esse para 45 dias depois da compra.

“Temos que pensar que um terço da população brasileira é desbancarizada, ou seja, cerca de 70 milhões de brasileiros não possuem contas digitais e tampouco fazem uso do PIX no seu dia a dia. O parcelamento no boleto permite que essa parte considerável de consumidores do país seja inserida nos ambientes de compras online e offline, que muitas vezes só permitem parcelamento com meios que exigem, no mínimo, uma conta em banco”, diz Marcelo.

Em novembro/21 a Provu anunciou a captação de um fundo de R$ 1,4 bilhão para fazer crediário digital. No fechamento do ano, o Provu Parcelado teve um aumento de mais de 20x no número de pedidos na comparação com o mesmo período de 2020. Só entre novembro e dezembro as solicitações mais que dobraram, puxadas principalmente por novas parcerias com lojistas e plataformas e compras de final de ano.

A Provu tem a expectativa de aumentar em 10x o GMV de dezembro de 2022 comparado ao ano passado. Além disso, o crescimento esperado tanto para pagamentos quanto para empréstimos é de mais de 100% no ano.