fbpx
Compartilhe

Mais de 50 startups se inscreveram, mas no final duas acabaram sendo escolhidas para representar o Brasil na final por categorias do Extreme Tech Challenge (XTC), a maior competição global de novas empresas com propostas focadas em mudar o mundo.

As duas startups brasileiras selecionadas foram a Quiron Digital, plataforma de inteligência artificial para monitoramento florestal e prevenção de desmatamentos, e a SuperOpa. Esta última desenvolve um app que conecta empresas e consumidores para vender produtos com vencimento próximo a preços reduzidos, promovendo economia e redução de desperdícios.

A escolha das finalistas foi realizada nesta terça (29), após a etapa de pitches das dez startups selecionadas na primeira etapa do XTC Brasil, que foi transmitida em live pelo canal do Startups no YouTube. Elas foram avaliadas ao vivo por três gestoras que entendem bem do assunto: Barn InvestimentosQuintessa e VOX Capital.

Agora a Quiron e a SuperOpa têm a missão de representar o Brasil na final por categorias. Se passarem, terão uma vaga na Extreme Tech Challenge 2022 Global Final, que acontecerá em 14 de junho em San Francisco, em parceria com o TechCrunch.

“Foi uma escolha muito difícil, pois estamos falando de projetos bem interessantes, nas mais variadas áreas, todos eles com um potencial imenso. Acredito que as representantes brasileiras chegam com ótimas chances de fazer bonito na final internacional do XTC”, avalia Gustavo Brigatto, fundador e editor-chefe do Startups.

Apesar de não estarem entre as finalistas, o XTC ainda não acabou para as outras oito startups que participaram da fase de pitch. Elas terão a chance de disputar uma vaga extra em uma etapa adicional, que acontece ao longo do mês de abril.

As oito empresas que participarão da competição adicional do XTC são:

Mais sobre as finalistas do XTC Brasil

A Quiron Digital é uma startup catarinense especializada em tecnologias para predição e prevenção de ameaças florestais, utilizando machine learning , dados de satélites e nanosatélites, assim como informações de clima e vegetação para mensurar riscos. Para isso, a empresa desenvolveu uma plataforma, com um algoritmo e metodologias próprias.

“Nosso objetivo é quebrar paradigmas quando se trata de usar a tecnologia para combater desastres florestais, e este reconhecimento aqui no XTC nos ajudará bastante a levar essa missão adiante”, destacou o gestor de projetos e engenheiro florestal da Quiron, Raphael Mariano.

Por sua vez, a SuperOpa se apresenta como um aplicativo de compra de produtos, mas com o objetivo de oferecer a preços reduzidos alimentos próximos de sua data de vencimento ou outros artigos rejeitados por fornecedores ou lojas por estarem fora do padrão estético desejado, com leves imperfeições ou danos na embalagem. Segundo a startup, o objetivo é vender produtos com descontos de até 70% e também eliminar o descarte de mercadorias que ainda estão em condições de consumo.

“Estamos muito felizes em ser uma das startups escolhidas. Vivemos um momento muito importante para discutir e diminuir o desperdício de alimentos e produtos, e queremos contribuir com isso ao fazer a SuperOpa crescer ainda mais”, comemorou o CEO da startup, Luis Borba.

Ganhando visibilidade global

O Extreme Tech Challenge é uma iniciativa sem fins lucrativos, cuja missão é acelerar as startups que estão usando tecnologias inovadoras para enfrentar desafios de nível global, com meio ambiente, saúde, consumo consciente e outros. A competição oferece a oportunidade de visibilidade global e acesso a capital, além de parcerias estratégicas com mentores de classe mundial.

Em 2021, a competição atraiu 3,7 mil startups de aproximadamente 100 países. Foram selecionados 80 finalistas e destas, 43% foram fundadas por mulheres. O grupo de finalistas levantou um total de US$166 milhões desde que participou da iniciativa. O XTC tem 20 etapas regionais e mais de 70 parceiros globais dentre corporações, fundos de venture capital, universidades, reguladores e conferências de tecnologia.

Confira a final do XTC Brasil:


LEIA MAIS