fbpx
Compartilhe

O WhatsApp chegou de vez na RD Station. A companhia, que já oferecia recursos básicos como adicionar o botão do WhatsApp no site e a extensão do Chrome WhatStation, está expandindo seu portfólio para melhorar a experiência dos clientes e gerar leads e vendas de forma mais rápida e eficiente. As novas ferramentas vêm acompanhadas de uma parceria oficial com a Meta (ex-Facebook) no Brasil e na América Latina, anunciada nesta quarta-feira (26) durante o RD Summit, maior evento de marketing e vendas da América Latina.

“Houve uma adoção massiva do messaging no dia a dia da sociedade, impactando na forma como marcas e empresas conversam com seus clientes”, afirma Eric Santos, presidente da RD Station. “No Brasil, 81% das pessoas dizem conversar com as marcas pelo WhatsApp e 66% via mensagens diretas no Instagram. Isso mostra que os clientes querem ter uma comunicação bidirecional e em tempo real. Hoje quem escolhe o canal é o cliente e se a empresa não se adaptar, perde oportunidades de criar conexão e gerar mais resultados.”

A princípio serão 3 novos produtos. Primeiro, o Click-To-WhtasApp, em que a empresa aproveite os anúncios e postagens no Instagram e Facebook e adicionem um call-to-action direcionando o usuário para o WhatsApp, iniciando conversas no app de mensagens para gerar leads e conversão de clientes. Outra novidade são as mensagens de WhatsApp no RD Marketing, ferramenta de gestão e automação de marketing digital, adicionando a plataforma como canal de comunicação e relacionamento dentro da RD Station para que as empresas analisem estatísticas do canal e disparem mensagens automáticas. O recurso já está sendo testado na versão beta por clientes da RD e, segundo Eric, já houve um aumento de 30% na conversão de vendas.

Por fim, a RD anunciou a integração com a Tallos, startup especializada em atendimento multicanal via chatbots adquirida em agosto pela RD. A Tallos soma 12 milhões de usuários e quase mil clientes. Na época da aquisição, a RD Station adiantou que queria expandir o arsenal de soluções no segmento de Conversational, aumentando a capacidade de seus softwares entregarem soluções de relacionamento com clientes e prospects em tempo real, de forma automatizada ou humana, utilizando todo o potencial da conversa online para se comunicar com leads e vender produtos ou serviços.

Esse objetivo, segundo Eric, ainda está no centro dos negócios – e é justamente essa a estratégia por trás do investimento da RD Station no WhatsApp. “O processo de compra mudou muito nos últimos 20 anos. Hoje os clientes têm infinitas opções de produtos e serviços, além de um acesso ilimitado à informação e um poder de voz muito ampliado. Cada pessoa consegue falar com e sobre as empresas, e o WhatsApp tem um poder muito grande”, afirma o executivo.

Montando a estratégia

Estima-se que 5 milhões de empresas brasileiras usem o WhatsApp para os negócios. O CEO da RD Station reconhece que o uso do app de mensagens acelerou na pandemia dada a maior adesão de ferramentas digitais para atrair e reter clientes. “Tem empresas que ainda não investem no marketing digital, são menos maduras nesse sentido, mas já usam o WhatsApp”, diz Eric. No entanto, a adoção da plataforma precisa ser aprimorada. “Muitas vezes é algo bagunçado e na conta da pessoa física. Se a empresa não tiver boas práticas e uma política adequada, não será eficiente”, explica.

Por isso, a estratégia da RD é oferecer uma solução que ajude os clientes a integrar o WhatsApp no seu dia a dia, mas que principalmente ofereça um suporte educacional, mostrando como as empresas podem usar o WhatsApp de forma correta na comunicação com os clientes. “Com o apoio da Meta, a RD quer entrar no processo para ajudar as empresas a utilizar melhor o WhatsApp e ter as melhores práticas”, pontua.

Para a gigante de tecnologia, a grande vantagem de trabalhar com a RD é se aproximar das pequenas e médias empresas. “A RD tem muita capitalidade para se relacionar um a um com empresas no Brasil todo”, argumenta Eric. Segundo o executivo, o anúncio da parceria é o marco inicial dos lançamentos e, a partir de agora, o foco será entender como trabalhar com a Meta para chegar em novos clientes ou atender os já existentes.

Ainda de acordo com Eric, cerca de 30% da receita da RD Station é direcionada para a área de produtos. A empresa opera com autonomia e independência em relação à Totvs, que adquiriu a RD Station no ano passado por R$ 1,86 bilhão. Eric afirma que a companhia está de olhos abertos para adquirir outras startups que, assim como a Tallos, tenha fit em termos de negócios e cultura. “Temos um pipeline de empresas que podem contribuir com o que a estamos construindo, mas não há um mandato específico de quantos negócios devem ser fechados”, conclui.

(A jornalista viajou a Florianópolis a convite da RD Station)

LEIA MAIS