O Silicon Valley Bank acaba de entrar em processo de intervenção e foi fechado pelo Department of Financial Protection and Innovation do estado Califórnia.
A intervenção acontece depois de as ações do banco terem despencado 60% ontem por conta do anúncio de uma captação de US$ 2,25 bilhões para reforçar o caixa da instituição.
Hoje (10) pela manhã, as negociações com o papel chegaram a ser suspensas. Antes da abertura do mercado, as ações do banco já caiam 60%.
A entrada do governo no banco acontece porque não houve sucesso na tentativa de encontrar um comprador para as operações.
Ontem ao longo da tarde, investidores e startups do Brasil e do resto do mundo correram para tirar dinheiro do banco. O Startups apurou que quem conseguiu sacar os recursos antes das 17h conseguiu fazer as transferências. Depois deste horário foram encontradas dificuldades.
O CEO do Silicon Valley Bank, Greg Becker, falou para os principais capitalistas de risco no Vale do Silício “manterem a calma” em meio às preocupações do mercado relacionadas ao banco. Segundo o The Information, o executivo disse que “as ligações começaram a chegar e o pânico começou”. Ele acrescentou que o banco tinha ampla liquidez para apoiar os clientes, com uma exceção. “se todos estiverem dizendo uns aos outros que o SVB está com problemas, isso seria um desafio”.
Há cerca de um mês, o SVB foi reconhecido no ranking da Forbes de Melhores Bancos da América pelo 5º ano consecutivo, e foi nomeado para a lista inaugural do Financial All-Stars da publicação. Hoje, o The New York times noticiou que o Silicon Valley Bank tornou-se o maior banco a falir desde a crise financeira de 2008.