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A Lojas Renner acaba de lançar o RX Ventures, fundo de corporate venture capital direcionado a startups que tenham soluções inovadoras para o ecossistema de moda e lifestyle.

O veículo estreia com R$ 155 milhões para investir  em pelo menos 10 empresas, considerando 4 anos de investimento e mais 4 de desinvestimento. A prioridade vai para os segmentos de varejo e moda, e-commerce e marketplace, martechs (conteúdo, marketing e branding), fintechs e logtechs. Além das próprias soluções e modelos de negócio, os critérios para alocação dos recursos incluirão o comprometimento das startups com boas práticas ESG. 

Em comunicado, a Renner afirmou que a operação do CVC prevê “uma dinâmica de gestão integrada com a gestora parceira escolhida, a PortCapital”, que já investiu em empresas como EZ-Security, Motora Tecnologia e Kryptus Segurança da Informação. No encerramento do ciclo do aporte, cada participação do CVC poderá evoluir para uma aquisição de controle, uma venda ou abertura de capital.

Essa é a mais nova estratégia da Renner de se aproximar de startups. O 1º movimento de aquisição aconteceu em julho de 2021, quando a varejista comprou o Repassa, brechó online concorrente do Enjoei. Na época, os executivos reconheceram a possibilidade novas aquisições para consolidar o ecossistema de moda e lifestyle da companhia, aliado às estratégias ESG.

De olho nos CVCs

A Renner acompanha uma tendência já observada no mercado, na qual grandes e já estabelecidas companhias apostam nos CVCs como forma de investir em startups early-stage.

Em novembro do ano passado, a gigante brasileira de tecnologia Totvs, anunciou um fundo de R$ 300 milhões para investir em empresas com grande potencial de crescimento e capacidade de inovação, por meio de aquisições de participações minoritárias. O foco serão startups das áreas de saúde, varejo, manufatura, serviços financeiros, agricultura e educação, priorizando negócios que atuem com desenvolvimento de SaaS ou com gestão e tráfego de dados.

Um mês depois do anúncio da Totvs, a Locaweb também entrou na roda. A startup de hospedagem de sites lançou um fundo de CVC para investir R$ 100 milhões em companhias que atuam no e-commerce. Os aportes serão feitos em até 4 anos, através de um fundo de investimento em participações (FIP) e geridos pela Valetec Capital Investimentos.

Segundo estudo da plataforma de inovação Distrito, somente nos 7 primeiros meses de 2021, o volume de aportes de fundos de CVC no Brasil chegou a US$ 622 milhões, triplicando o valor investido em 2020. Por aqui, a modalidade já movimentou US$ 1,3 bilhão ao longo dos últioms 20 anos.

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