fbpx
Compartilhe

O Santander Brasil abriu a carteira para comprar 2 startups que atuam no segmento automotivo: a Solution4fleet, plataforma de locação e assinatura de veículos, e a Car10, marketplace que reúne mais de 8 mil oficinas e serviços automotivos. Os valores dos negócios não foram revelados.

Após o aval do BC, a companhia deterá 80% da Solution4fleet e 67% da Car10. Os novos negócios serão integrados, respectivamente, às plataformas da Santander Financiamentos e do site de compra de venda de carros usados do grupo, o Webmotors, uma jogada do banco para reforçar sua atuação no setor de autos. O segmento está sofrendo com a queda na produção de carros novos por falta de peças em meio à pandemia, o que tem aumentado a procura por modelos usados. Ao mesmo tempo, a tendência de longo prazo é de mudança de hábitos, com menos gente querendo ser dona de um veículo, o que estimula o conceito de locação de longo prazo – que acaba sendo, na prática, uma operação de leasing adaptada a uma realidade de juros altos.

Segundo o Santander, sua participação no mercado de financiamento de veículos chega a 25%. Ele também opera em seguros com as coligadas Auto Compara e Santander Auto, bancos de montadoras como o Banco Hyundai Capital Brasil, além, claro, do portal de negócios automotivos Webmotors.

Sobre as adquiridas

A Solution4Fleet é especializada na estruturação de negócios de locação e de assinatura de veículos – modalidade de aluguel de longo prazo para pessoa física. As soluções oferecidas pela empresa incluem sistema de gestão de frota, manutenção assistida, assistência 24 horas e conserto, gestão de multas, entre outros serviços. Em março, a startup recebeu um aporte de R$ 3 milhões da Global Fleet.

Já a Car10 reúne em sua plataforma fornecedores de serviços como oficinas e autocenters; funilaria e pintura; e limpeza e higienização, além de assistência emergencial e reboque. Os proprietários de carros podem realizar cotações online, fazer agendamentos, buscar peças e acessórios e receber ofertas de serviços e descontos.

A startup foi fundada pela geração mais nova da família Gimenez, (fundadores da AutoReg), consolidando uma experiência cinquentenária no mercado de regulação para seguradoras de autos. No fim de 2017, o marketplace captou R$ 2 milhões do Fundo BR Startups, encabeçado pela Microsoft e gerido pela MSW Capital.

LEIA MAIS