Negócios

Shopee e Mercado Livre lideram setor de e-commerce no Brasil

Estudo da Snaq e Similarweb mapeia as principais plataformas de comércio eletrônico no país no 2º trimestre

E-commerce
Foto: justynafaliszek/Pixabay

A Shoppe é a plataforma de e-commerce líder de downloads no Brasil, com mais 9 milhões de instalações únicas no segundo trimestre do ano. A empresa singapurense chegou no país em 2019 e ultrapassou gigantes como Mercado Livre (4.292 milhões) e Magazine Luiza (3.710 milhões) pelo 2º semestre consecutivo. As informações são do estudo Resultados e-commerces brasileiros 2T22, produzido pela Snaq em parceria com a Similarweb.

No entanto, analisando métricas do tráfego total mobile ou desktop, o Mercado Livre é líder absoluto. A plataforma registrou mais de 649 milhões de sessões mensais, com uma participação de 24,6% no volume total do período. O 2º lugar é da OLX (296 milhões), seguido pela Amazon (276 milhões), Americanas (265 milhões) e Magazine Luiza (241 milhões).

Comparado ao ano passado, o setor registrou uma queda de 10,45% em termos de número de visitas trimestrais nos e-commerces. Segundo a pesquisa, isso não representa necessariamente um desaquecimento do mercado varejista. “2021 foi um ano fora da curva economicamente. Além disso, agora contamos com a retomada do consumidor às compras em lojas físicas”, diz o relatório.

Embora o número de downloads importe, o que as empresas querem mesmo é engajamento do público. Por isso, métricas como páginas visualizadas por sessão e tempo médio são importantes indicadores para melhorias de experiência do usuário e conversão de compras. O vencedor em mais páginas visualizadas por sessão é a OLX e, na última colocação, a ShopFácil. A ShopFácil também perde dos concorrentes e tempo médio de sessão, categoria liderada pela Shopee.

A pesquisa analisou também a parcela de smartphones que possuem o aplicativo do e-commerce instalado. A métrica é frequentemente usada para medir o sucesso das estratégias de aquisição de usuários. Os líderes do ranking são novamente o Mercado Livre e a Shopee, com uma taxa de penetração de 35,96% e 33,25%, respectivamente. Fecham o Top 5 a Americanas, OLX e Magazine Luiza, seguidos de Amazon e AliExpress.