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Os amantes do esporte agora podem se conectar e interagir entre si, com base nos mesmos interesses e objetivos, por meio de uma nova rede social: a Sportidia. Fundada na Califórnia pelos brasileiros Christian Kittler e Nico Torteli, que inclusive já tiveram outros negócios por aqui, a empresa está lançando seu aplicativo primeiramente no Brasil, apostando no potencial mercado de redes sociais.

O Sportidia chega ao mercado após 6 meses de ser concebido. O lançamento ganhou apoio de um aporte de US$ 500 mil (R$ 2,4 milhões) injetado por investidores do Brasil, Suíça e EUA, com assessoria da MSSantini. A grana tem sido usada no desenvolvimento do aplicativo e de suas funcionalidades, além da contratação de colaboradores, que hoje formam um time de 12 pessoas responsáveis pelas áreas de TI, produto, operações, financeiro, marketing e comercial.

Os fundadores acumulam experiência e têm noção dos perrengues, tanto no ecossistema de startups, quanto nos esportes. Christian é triatleta e fundador da 7Sherpas e do grupo Ativo.com. Já Nico, nadador que disputou os Jogos Olímpicos de 1988 em Seul, é formado em engenharia e já foi vice-presidente do Credit Suisse no Brasil, além de ter fundado as fintechs Conductor, Paggo e Freeddom.

“Queremos que a Sportidia seja uma ferramenta para que as pessoas descubram a paixão pelo esporte. Estamos vendendo saúde e bem estar, estimulando os usuários a se movimentarem, a descobrirem novas práticas e hábitos”, afirma Christian. Resumindo, criar a melhor experiência para os ‘Sportidians’, como denominam os usuários do aplicativo.

Os fundadores da Sportidia, Nico Torteli e Christian Kittler

Na onda do Strava?

Para se diferenciar da concorrência, os fundadores garantem que a veia social do Sportidia é muito forte para todos os esportes, e não somente para corredores e ciclistas, como é o caso do Strava, que virou o queridinho dos atletas. O total de brasileiros cadastrados no principal concorrente saltou de 6 milhões, em 2019, para os 13 milhões atuais, atrás apenas dos EUA. 

“Nossos concorrentes têm foco em ajudar o atleta na performance, já a Sportidia é focada em conectar pessoas apaixonadas pelo mesmo esporte. São outras métricas trabalhadas, até enxergamos possíveis parcerias”, garante Nico. Segundo ele, no início da operação a expectativa é modesta: atingir 500 usuários ativos e 5 mil downloads do aplicativo.

Pelo app, é possível filtrar qual esporte quer acompanhar no feed, dentre 138 modalidades. Também é possível acompanhar eventos por localidade. Se você quiser jogar tênis de praia em Salvador em julho, poderá ficar por dentro do que está rolando nesse sentido, por exemplo. A ideia é que o usuário comande seu feed, e não que algoritmos sugiram posts com base em seu comportamento.

Com um modelo de monetização via publicidade dentro da plataforma, o Sportidia adotou uma estratégia para gerar impacto e ampliar rapidamente seu número de usuários por meio de uma rede de atletas embaixadores. Além de criarem conteúdo, eles poderão usar a plataforma como meio de alavancar e popularizar suas modalidades no Brasil e no mundo. Mais de 30 embaixadores já estão no time, dentre eles, Jadel Gregório, do atletismo, Heitor Shimbo da esgrima e Alberto Klar, da natação.

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