Um ano depois da aquisição, como a Ioasys acelera a Alpargatas

Uma catalisadora da transformação digital: é assim que Walter Galvão descreve a Ioasys, empresa que cofundou em 2012 e vendeu para a Alpargatas há um ano atrás. A startup desempenha um papel central no avanço da estratégia da dona de marcas como a Havaianas e Rothy’s, em que o foco é a sofisticação da experiência do consumidor online.
A aquisição da empresa mineira por R$ 200 milhões teve o objetivo de potencializar a expansão global da empresa e de seu leque de produtos, além de impulsionar as vendas online. O trabalho da startup com a fabricante de roupas e calçados nasceu do estudo de valores e percepções de marca e incluiu a evolução da HavaLovers, comunidade de fãs da Havaianas, um modelo também presente em outros mercados globais.
Desde a aquisição, a Ioasys tem contribuído para a construção de diversos projetos estratégicos centrados na experiência do usuário e o desenvolvimento de uma cultura de inovação na Alpargatas. Além da nave-mãe, a empresa continuou a atender a base de clientes existentes, que incluem nomes como Banco Inter, Localiza e Burger King, e prospectar novos. Segundo Walter, a startup manteve o ritmo de crescimento de receita, que dobrou no último ano, e o time saltou de 250 para mais de 400 pessoas durante o período.
“De uma startup liderada por dois empreendedores [Walter e o cofundador Gilson Vilela] que construíram a companhia passo a passo, passamos a formar parte de um dos grandes grupos brasileiros. Isso dá uma musculatura significativa para o nosso crescimento”, diz o empreendedor, em entrevista ao Startups.
Para a Alpargatas, que na semana passada reportou R$ 908 milihões de receita líquida em sua melhor performance para um primeiro trimestre, a Ioasys é a habilitadora de um “salto exponencial na frente digital”. Segundo a empresa, esse avanço se manifesta tanto em termos do ecossistema B2B no Brasil, quanto para o canal de vendas diretas ao consumidor no Brasil e em mercados internacionais.
A Ioasys agora deve capitanear a nova etapa da estratégia digital da Alpargatas. Nos próximos meses, a startup deve apoiar uma estruturação mais robusta dos esforços nesta frente, em áreas como inovação aberta e corporate venture building, diz Walter.
“Passamos este último ano focados em integrar as operações, estruturar as tribos e construir as primeiras soluções digitais que são chave para o negócio. E agora, estamos em um momento super especial de começar a rodar esses novos programas aqui, tanto com parceiros quanto internamente, para ganhar celeridade nessa transformação digital”, pontua.
Em relação aos avanços nas frentes digitais da Alpargatas no último ano, a Ioasys apoiou uma série de melhorias na plataforma digital usada por clientes corporativos, franqueados e time de vendas. Incrementado com tecnologia como inteligência artificial e disponível 100% em cloud, o ecossistema B2B da Alpargatas ganhou um novo portal de vendas com interface mobile e web, que é 50% mais rápido que a versão anterior. Além disso, foi lançado um motor de recomendação de compra através de algoritmo, cujo objetivo é aumentar a assertividade de pedidos de franqueados.
No canal direct to consumer, a meta da Alpargatas que conta com o apoio da Ioasys é garantir um alto nível de serviço de vendas através de um ambiente omnichannel. Entregas nessa frente nos últimos meses incluem a evolução do chatbot de WhatsApp da empresa, e da loja flagship virtual no Brasil e nos Estados Unidos, em que a compra acontece em menos cliques, com uma conversão e checkout mais rápidos, alem de esforços em branding e conteúdos.
Segundo Walter, as próximas entregas devem incluir o lançamento da flagship EMEA, para os mercados da Europa, Oriente Médio e África. “Estamos trabalhando para ter uma experiência digital globalizada. Este é um trabalho super importante dentro do nosso conceito de transformação digital”, ressalta o executivo.
O estudo de HavaLovers com foco em consumidores de alguns países da Europa acabou de ser concluído, segundo Walter, o que também deve contribuir para direcionar as metas da empresa. “Ao longo dos próximos anos, a transformação digital da Alpa e de Havaianas vai se basear muito nesse trabalho de comunidades”, prevê.
A plataforma usada para viabilizar estas experiências digitais – seja no mundo de games ou no metaverso, por exemplo – vai depender muito do feedback desta comunidade, diz Walter. “Não dá para esperar, o importante é experimentar rápido para entender o que faz sentido, e ir se adaptando com base na opinião e percepções dos clientes,” pontua.
Segundo o executivo, a pandemia acelerou a experiência digital de marca em pelo menos dez anos. “O que vivemos agora é um novo momento, o que traz oportunidades incríveis nessa área, com novos modelos e formatos de negócio que passaram a fazer parte deste contexto, tanto no Brasil como em nossa operação global”, explica Walter.
Em paralelo à construção de soluções digitais, a Ioasys também se debruçou sobre a frente de planejamento e buscou “mergulhar no negócio” para conduzir a transformação digital da Alpargatas. Um dos principais movimentos neste aspecto foi a unificação das áreas de tecnologia e design, que hoje contam com mais de 450 colaboradores. Segundo Walter, o processo foi feito “de forma muito eficiente”.
“Trabalhamos também na construção das primeiras tribos focadas em cadeias de valor e hoje já temos várias tribos trabalhando em conjunto. Aí entra todo um processo de transformação, em que a área de TI e digital não trabalha como fornecedor das áreas de negócio e sim trabalha junto com todas as áreas”, ressalta.
“O time da Alpargatas já fazia um trabalho super legal; viemos juntar forças e trazer um jeito novo, leve de fazer as coisas com rapidez e focado, além de obcecado pela experiência do usuário”, pontua o fundador, acrescentando que a empresa tem feito avanços significativos neste sentido.
Com base em sua experiência junto a clientes de diversos segmentos, a startup entende cultura como um dos principais pilares para o sucesso da transformação digital. Para acelerar este processo, a Ioasys está buscando a adoção da mentalidade digital entre as lideranças da Alpargatas através de treinamentos com especialistas globais, em uma iniciativa liderada em parceria com a equipe de Pessoas da companhia.
“Estamos fazendo um trabalho super forte em uma empresa centenária, de cultura ágil e de inovação em todas as áreas, em nível gerencial e de operações. Isso começou muito bem este ano e é algo que deve se estender para os próximos. Queremos transformar a Alpa e fazer com que a companhia pense dentro destes novos formatos de trabalho”, pontua Walter.
Quanto o assunto é o que a Alpargatas fez para impedir o cenário visto em aquisições onde a empresa tradicional acaba tolhendo – ou mesmo matando – a startup no processo pós compra, Walter diz que a integração está tendo sucesso por um conjunto de motivos.
“Somos o agente da transformação da Alpargatas, mas isso passa por todos os stakeholders da companhia: nosso papel é agir como catalisador deste processo. O fato de termos princípios parecidos ajuda muito”, pontua o empreendedor, acrescentando que o sucesso do casamento entre as duas empresas também se deve a uma recepção positiva de todas as áreas ao novo braço digital da companhia e uma vontade genuína de impulsionar a transformação digital.
“Ficamos muito livres para trazer essa cultura que é tão importante para a própria transformação da companhia. É um aprendizado mútuo: como start up a gente não é dono da verdade, e temos muito a aprender com o grupo também. Fomos recebidos de braços abertos e esse primeiro ano mostra muito disso”, acrescenta o empreendedor.
Por outro lado, existem desafios a superar neste processo de avanço digital, como a necessidade de conhecer os detalhes da operação de um negócio com uma complexa cadeia de produção até a venda e distribuição em diversos países, para entender onde a transformação digital pode ajudar. Além disso, houve a questão da junção dos times de TI, estrutura de gestão e fornecedores que a Alpargatas já tinha.
No entanto, o empreendedor nota que a Ioasys se beneficia das suas experiências em processos similares em outras companhias. “Quando chegamos na Alpa, já sabíamos um pouco [dos entraves da empresa] no processo de transformação digital. Diferentemente de uma startup de produto que às vezes chega [depois de uma aquisição] e tem dificuldades, para nós isso não foi um problema, pois já vivemos essas experiências em outras empresas”, aponta.
Apesar do extenso programa de trabalho com a Alpargatas, Walter diz que a Ioasys tem tido sucesso em equilibrar as demandas de outros clientes. “Não vimos tanta dificuldade, porque já éramos organizados em tribos, e esse modelo de trabalho nos ajudou a manter o ritmo de crescimento, e a conciliar a dinâmica para outros mercados”, pontua. Por exemplo, a startup acabou de entregar um projeto de social commerce para a L’Óreal, e tem atuado com a CVC em diversos projetos de transformação digital pós-pandemia em um contexto de reaquecimento do turismo.
Ao comentar sobre as expectativas para o próximo ano, Walter se diz animado com a evolução da Ioasys e principalmente com as entregas previstas para a transformação digital focada na experiência do cliente na Alpargatas ainda em 2022. “Completamos um primeiro ano de entregas super importantes. Avançamos muito e com base nessa estrutura, temos no horizonte um segundo ano em que vamos acelerar muitas coisas”, finaliza.
Angelica Mari é jornalista especializada em tecnologia e inovação com mais de 20 anos de experiência. Seu trabalho pode ser encontrado em veículos como Forbes, Financial Times, Bloomberg Línea e outros. É comentarista do Digital Planet, programa de tecnologia da BBC World Service. Atualmente, cursa mestrado em cyberpsicologia no Dún Laoghaire Institute of Art, Design and Technology.