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A V4 Company, rede de escritórios de marketing digital que implementa e otimiza o processo de vendas pela internet, acaba de lançar o V4 Bank, uma solução de microcrédito voltada a seus mais de 3 mil clientes ativos. O produto marca a entrada da companhia no setor de serviços financeiros.

A proposta é ajudar pequenas e médias empresas que estão começando a investir no e-commerce e querem aumentar ainda mais a aposta nas operações online, mas não tem muito fluxo para sustentar o investimento. “A V4 quer ser o one-stop-shop do marketing digital para as empresas, oferecendo uma solução 360º para o negócio crescer”, diz Dener Lippert, fundador e diretor-executivo da companhia.

No período de testes, finalizados no último ano, a empresa disponibilizou R$ 1 milhão para clientes pré-selecionados. O valor disponível para cada operação variou entre R$ 500 e R$ 20.000. Para 2022, a intenção é conceder pelo menos R$ 22 milhões ao longo do ano. Todos os franqueados brasileiros na base da V4 Company (cerca de 200 escritórios) serão impactados.

Dener Lippert, fundador e diretor-executivo da V4 Company

Como funciona

A concessão de crédito será feita em parceria com uma fintech nacional especializada no segmento, mas que, segundo Dener, não pode ser revelada por questões contratuais. Os valores concedidos serão acrescentados ao investimento de mídia mensal que a V4 já faz nessas empresas, e o direcionamento será personalizado de acordo com a estratégia, histórico e particularidades dos segmentos de cada negócio. 

A linha de crédito da V4 Bank tem juros mensais a partir de 5% com parcelamento mínimo de 3 meses. A liberação do valor contratado ocorre em até 2 dias úteis e o 1º boleto de pagamento tem vencimento de 30 dias após a concessão, sendo possível parcelar em até 12 vezes o valor solicitado.

“O cliente faz seus primeiros investimentos na internet e, quando começa a obter algum resultado, damos a oportunidade de escalar ainda mais”, explica Dener. Para ter acesso ao crédito, a empresa precisa ter um retorno mínimo sobre o investimento inicial. “Pelo menos 1% de margem. Aí avaliamos para impulsionar ainda mais as operações”, completa.

Uma das vantagens do produto é a facilidade na contratação: a partir do envio dos principais dados, a análise de crédito é feita em até 2 horas (muitas vezes, em apenas 30 minutos), enquanto em outras empresas a média é de 2 dias. “Usamos as informações que já temos, porque são clientes da nossa base”, diz Dener. Segundo o empreendedor, a ideia é que os clientes usem esse crédito especificamente para os investimentos de mídia, e recorram aos bancos e às fintechs para pegar empréstimos em áreas como estoque, logística e projetos.

O que vem por aí

Hoje, a V4 cobra pela assessoria de marketing e clientes podem adicionar o serviço do crédito caso precisem. No longo prazo, a companhia pretende tornar o serviço de marketing gratuito para flexibilizar ainda mais a entrada de outras empresas na carteira, e faturar em cima dos outros produtos do portfólio.

“Outros” no plural mesmo, porque o V4 Bank abre o caminho para novos lançamentos, dentro e fora do setor financeiro. A companhia pretende lançar seus próprios gateways de pagamento online e uma máquina de cartão, além de uma opção para que as empresas da carteira ofereçam crédito para seus clientes.

A companhia tem planos de adquirir outros escritórios. “Minha expectativa é que nos próximos 4 anos, pelo menos 10% de todos os escritórios do Brasil sejam V4 Company, adicionando para a nossa rede os serviços que eles prestam e que eventualmente não estejam no nosso portfólio”, afirma Dener. Para 2022, a meta é fechar o ano com cerca de 400 escritórios no país e bater mais de R$ 500 milhões de faturamento.

A V4, que já atendeu empresas como Dell, Spotify, Melissa e Smart Fit e, no ano passado, anunciou sociedade com o Grupo Dreamers (holding do Rock In Rio e Artplan), também quer lançar um sistema operacional que reúna todas ferramentas de marketing que a empresa usa no dia a dia, como CRM, compra de mídias e analytics. Para sustentar essas mudanças, a V4 está em processo de captação de investimentos, para levantar em torno de US$ 10 milhões de fundos nacionais e internacionais ainda em 2022.

O IPO também já está no radar. “Estamos buscando sócios com background no mercado de capitais para acertar essa estratégia”, diz Dener. Segundo o empreendedor, a abertura deve acontecer entre 2023 e 2024, provavelmente em uma Bolsa dos Estados Unidos.

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