fbpx
Compartilhe

A XP, que já vinha dando alguns passos no mercado de venture capital, entrou de vez no mercado com o investimento em um fundo de investimento próprio. A sociedade foi fechada com a Headline (ex-e.ventures).

A gestora acabou de ser criada por Romero Rodrigues, depois de uma cisão entre os 3 managing partners da Redpoint eventures. O Startups apurou que Anderson Thees, Manoel Lemos e Romero não chegaram a um consenso sobre a captação do fundo 3 da gestora, o que acabou resultando no fim da sociedade. “É algo sem explicação o que aconteceu. Os resultados dos investimentos estavam vindo. Estava tudo indo bem na operação”, disse uma fonte com conhecimento do processo. As notícias da cisão e da criação da Headline já tinham sido antecipadas pelo NeoFeed.   

“A gestora que estamos montando tem um formato inédito: um time de gestão completamente independente com experiência de operação e investimentos em startups, uma firma de VC global trazendo os melhores insights, práticas e tecnologias, e o poder e alcance de um dos principais protagonistas do mercado financeiro brasileiro. Nossa missão será ajudar a desenvolver o ecossistema de empreendedorismo e startups no País e democratizar o venture capital entre os investidores brasileiros. Com a XP como sócia teremos todos os recursos necessários para avançarmos nessa direção”, disse Romero em comunicado. O valor a ser captado no fundo da Headline não foi revelado.

Foto do Guilherme Benchimol (XP), Romero Rodrigues e Thiago Maffra, sócios na Headline. XP e Headline | Startups
Guilherme Benchimol (à esq.), Romero Rodrigues e Thiago Maffra, agora sócios na Headline

A Headline tem 22 anos de experiência em venture capital no Vale do Silício e escritórios em 7 cidades (San Francisco, Berlim, Paris, São Paulo, Taipei, Beijing, Tokyo) em 4 continentes. Com US$ 2 bilhões sob gestão, ela é investidora de companhias como Creditas, Sonos, AppFolio, Cameo e Pismo, além da própria Redpoint eventures, que precisa seguir operando por dever com seus cotistas.

“A XP é a casa do empreendedor brasileiro e tem lançado iniciativas para apoiar, cada vez mais, startups de diversos tamanhos e estágios de crescimento. Pretendemos investir em até 30 negócios diferentes por meio desse fundo. É um passo importante para o mercado de inovação brasileiro e estamos apenas no começo. Queremos conversar com milhares de startups brasileiras”, disse Thiago Maffra, presidente da XP Inc., em comunicado.

A prospecção de startups da Headline vai se valer da plataforma da XP, que, com mais de 9 mil assessores de investimento, consultores e family offices pode potencializar a originação de negócios. O plano é manter a estratégia que a Redpoint executou em seus dois fundos, olhando para companhias early-stage. 

“Teremos capacidade de nos conectar com startups do Brasil inteiro, por meio do ecossistema de assessores existente na XP”, antecipa Bruno Castro, presidente da XP Asset Management.

LEIA MAIS