O e-commerce no Brasil segue em crescimento. Embora represente apenas 8% dos demais tipos de websites no país, o número de lojas virtuais aumentou 16,5% no último ano, chegando a mais de 1,9 milhão, de acordo com a pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, realizada pela empresa de dados BigDataCorp.
Realizado com uma base de mais de 23 milhões de sites brasileiros, o estudo revela que a proporção de comércios eletrônicos que também possuem loja física caiu para 16,5%, contra cerca de 19% em 2022. Já os marketplaces estão cada vez mais relevantes: a quantidade de e-commerces presentes em pelo menos um marketplace subiu 61% nos últimos dois anos, saltando de 14,8% para 23,8%.
“O comércio eletrônico no Brasil segue em alta, mesmo com a retomada das atividades presenciais. O setor se consolidou como uma opção conveniente, segura e diversificada para os consumidores, oferecendo uma variedade de produtos, serviços e formas de pagamento. A pesquisa mostra que o e-commerce brasileiro está cada vez mais democrático, atendendo a diferentes públicos e regiões”, afirma Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp, em nota.
O levantamento aponta que 87,5% dos e-commerces do país são de empresas de pequeno porte, com faturamento anual de até R$ 5 milhões. Já as grandes companhias representam apenas 2,7% do total – porcentagem que cai ano após ano desde 2020. A maioria (68,44%) das lojas vende entre entre um e dez produtos, e apenas 15,68% comercializa mais de 100. O número de empresas familiares aumentou de 67% para 73,5% entre 2022 e 2023, e as companhias profissionais diminuíram de 33% para 26,4% no mesmo período.
Segundo o especialista da BigDataCorp, a pesquisa evidencia um cenário promissor para o comércio eletrônico no Brasil, mostrando a resiliência e adaptação do setor em um contexto pós-pandemia. “Interessantemente, pequenos negócios estão ganhando destaque, o que mostra uma democratização do e-commerce. A queda na integração com lojas físicas e o aumento significativo em marketplaces realçam a eficácia do comércio eletrônico”, avalia.
A preocupação com segurança contra fraudes bateu recorde alta para os empreendedores: 89% utilizam certificados SSL (Secure Sockets Layer). Houve um aumento na adesão da ferramenta desde 2016 (73,8% vs 89,3% em 2023). Além disso, os lojistas também têm investido mais no uso de tecnologia para melhorar a experiência do cliente, com 65,8% já aceitando carteiras digitais como forma de pagamento.
Outros destaques do estudo revelam que cerca de 75,6% das lojas online contam com mídias sociais e, embora o Facebook ainda seja a mais utilizada, o TikTok vem ganhando espaço rapidamente, aumentando sua presença de 1,2% em 2021 para 14% em 2023. Apesar de uma melhora de acessibilidade digital, os avanços ainda são tímidos: em 2022, apenas 0.06% das lojas eram aprovadas em todos os testes de acessibilidade, número que subiu para 1,3% em 2023.