De janeiro a junho de 2023, o investimento em publicidade digital no Brasil cresceu 11% em relação ao 1º semestre do ano passado, movimentando R$ 16,4 bilhões. Os dados são do estudo Digital AdSpend Brasil, produzido pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media.
Segundo o relatório, o crescimento foi alavancado pelos pequenos e médios anunciantes, que aumentaram em 13% seus investimentos, representando 75% no share de crescimento do investimento no setor. Já os top 50 anunciantes investiram 8% a mais em relação ao mesmo período no ano anterior, sendo responsáveis por 25% do share de crescimento.
Considerando o 1º semestre deste ano, cinco setores concentram atualmente mais de 60% do investimento em publicidade digital: comércio (27,18%), serviços (13,35%), mídia (7,81%), eletrônicos e informática (5,96%) e financeiro e securitário (5,94%). Já 76% do total investido em publicidade digital no período foram destinados aos dispositivos móveis, enquanto o desktop recebeu 24% do aporte total.
Por outro lado, os setores que dedicaram menos de 30% de suas verbas de mídia em digital podem representar maior potencial de crescimento futuro. É o caso de minas e energia (28%), construção (26%), telecomunicações (23%), saúde (20%), higiene doméstica (16%), farmacêutico (15%), administração pública (15%) e jogos e apostas (7%).
“O crescimento e representatividade em share e volume de investimento de pequenos e médios anunciantes mostra o caráter democrático e acessível da publicidade digital e sua importância para a economia dessas empresas. Se somarmos essa visão à representatividade dos investimentos por setor, onde comércio tem a maior fatia, percebemos o importante papel do e-commerce neste segmento de pequenos e médios anunciantes”, aponta Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.
Demais destaques
Em relação aos canais, mais da metade (55%) do investimento foi direcionado às plataformas de redes sociais, seguido por search (30%), publishers e verticais (15%). Quanto aos formatos, 37% foram direcionados para vídeo, 33% para display (formatos estáticos e animados como banners, ads, posts, gifs etc.) e 30% para search (sites de busca).
O estudo também apontou para o aumento da compra de anúncios via agências de publicidade, que cresceu 15% no período, em comparação com o 1º semestre de 2022. Este tipo de investimento representou 67% do total no período, enquanto o aporte realizado diretamente pelos anunciantes ficou em 33%. A compra feita pelos anunciantes diretos registrou alta de 5% no primeiro semestre de 2023.
Por fim, considerando as expectativas de investimento para o ano, 83% dos anunciantes afirmaram que pretendem manter ou aumentar os investimentos em 2023. Nesse sentido, 67% dos anunciantes sustentam que devem investir mais no formato de vídeos online.