Pesquisa

Poupança e educação financeira ganham força entre jovens

Pesquisa da NG.CASH aponta que a nova geração está aprendendo a equilibrar sonhos de consumo com metas de segurança, estudos e empreendedorismo

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Comportamento financeiro entre jovens
Comportamento financeiro entre jovens (Foto: Canva)

Diante das incertezas econômicas e do alto custo de vida, os jovens brasileiros têm repensado sua relação com o dinheiro. Crescida em meio à era digital, essa geração tem buscado se conectar também a objetivos financeiros mais conscientes — mesmo que o desejo por bens de consumo ainda seja o principal motivo para economizar.

Para entender o que motiva os jovens a economizar, a fintech NG.CASH mapeou as prioridades financeiras dessa geração. O estudo foi feito a partir dos dados da funcionalidade “Cofrinho”, que conta com 500 mil usuários. O levantamento revela que 28,6% dos jovens guardam dinheiro para realizar um “sonho de consumo”, como adquirir videogames ou um celular de última geração. O dado evidencia a forte conexão desses jovens com a tecnologia e a cultura digital, e mostra que, mesmo com mudanças nos hábitos financeiros, o consumo ainda tem papel central em suas decisões de economia.

Ainda assim, observa-se uma tendência crescente de maturidade financeira entre os mais jovens. Do total de usuários, 13,3% poupam dinheiro para montar uma reserva de emergência — sinal de preocupação com imprevistos e busca por maior estabilidade. Já 9,3% decidem economizar para investir nos estudos, o que indica uma visão estratégica voltada ao futuro e à preparação para o mercado de trabalho.

“A pesquisa revela que os jovens têm uma abordagem diversificada quando se trata de poupar dinheiro, equilibrando desejos de consumo, segurança financeira e investimentos no futuro”, afirma Antônio Nakad, CMO da NG.CASH. “Esses jovens demonstram um interesse crescente por uma gestão financeira mais responsável, utilizando a tecnologia a seu favor para alcançar objetivos pessoais e construir um relacionamento mais consciente com o dinheiro”, avalia.

As experiências também ganham espaço entre as prioridades financeiras: 7,5% dos jovens criaram cofrinhos voltados para viagens, revelando o desejo de investir em vivências culturais e momentos de lazer que vão além do consumo material.

A maior parcela, porém, está nos objetivos personalizados: 41,3% dos usuários da funcionalidade Cofrinhos criaram reservas com metas próprias — que vão de investimentos pessoais a iniciativas empreendedoras. A diversidade dessas finalidades indica uma postura cada vez mais consciente e autônoma dos jovens em relação ao dinheiro, refletindo um comportamento financeiro alinhado aos seus interesses e valores individuais.