O mercado de Software as a Service (SaaS) vem crescendo de forma acelerada em todo o mundo, interligando-se não só com as rotinas de trabalho, mas também com a vida cotidiana. Para compreender melhor o avanço deste setor e de que forma ele vem evoluindo na América Latina, chega ao mercado a “State of SaaS LatAm 2023”, primeira pesquisa aprofundada sobre startups SaaS que estão remodelando a indústria na região.
“Há várias pesquisas sobre o mercado no exterior, mas ainda não há nada muito aprofundado na América Latina, e o pouco que temos disponível não traz informações atualizadas. Muitas vezes, empreendedores brasileiros do setor de tecnologia ficam no escuro, apenas com referências de fora. É isso que queremos mudar com a pesquisa, trazendo dados atuais de um ecossistema que mudou muito nos últimos anos”, afirma Rodrigo Fernandes, head de finanças da Pingback e idealizador do projeto.
O único critério para participar da pesquisa é ser uma empresa do Brasil ou da América Latina que trabalha no modelo SaaS. Todos dados fornecidos na pesquisa são armazenados com sigilo e tratados por uma equipe de analistas independentes. Além de contribuir para a construção de uma base de dados sólida e confiável sobre o setor, os respondentes que optarem por se identificar receberão US$ 5 mil em créditos da AWS e outros produtos úteis para startups.
“A ideia é que este seja um projeto da comunidade. A pesquisa ajudará startups a avaliarem como elas estão posicionadas no mercado em relação a outras empresas e até fazer o benchmarking ou planejamento de metas e crescimento para o ano seguinte. Uma das coisas que queremos avaliar, por exemplo, é o quão mais difícil é empreender em SaaS no Brasil e na América Latina em relação ao restante do mundo”, explica Rodrigo.
Com o apoio de grandes players como AWS e Cubo Itaú, o estudo já conta com mais de 200 respondentes até o momento. Para participar, basta preencher o formulário de inscrição disponível no site oficial da State of SaaS LatAm 2023. As inscrições vão até o início de outubro, e os resultados serão divulgados em novembro.