Nascida na Rússia e radicada nos Estados Unidos, a investidora Olga Maslikhova, apresentadora do podcast The JCurve, é otimista com relação ao futuro do venture capital. Depois de entrevistar centenas de investidores e empreendedores, tanto na América Latina, quanto em outras partes do mundo, ela tem opiniões fortes sobre as diferenças entre inovação nas diferentes regiões e, segundo ela, inovar no Brasil nem de perto é como inovar no Vale do Silício.
Em um papo em inglês com o editor-chefe do Startups, Gustavo Brigatto, Olga é a convidada do Podcast MVP desta semana, e diz que o mercado está indo muito melhor do que as pessoas esperavam.
“O que estamos vendo agora é uma grande oportunidade de crescimento. As empresas tiveram que se moldar, se livrar da gordura, cortar custos, melhorar suas margens. Muitas das empresas que receberam investimentos de venture capital estão percebendo que o período de investimento está acabando, e que elas precisarão descobrir uma estratégia para o exit. Acho que é aí que as coisas ficam interessantes”, diz.
Olga acrescenta que, para investir no Brasil, os fundos precisam ter consciência de que o mercado local, tanto no país, quanto na América Latina, é muitas vezes mais complexo que em mercados mais desenvolvidos. No entanto, também pode oferecer oportunidades de crescimento maiores.
“Você não pode pegar o playbook que existe nos Estados Unidos e trazer para a América Latina”, aponta.
Para ouvir a entrevista completa e conhecer as visões de Olga sobre o mercado brasileiro, basta acessar o Podcast MVP nos canais do Startups no YouTube e Spotify.