
A inteligência artificial foi, sem dúvida, a grande protagonista do mercado de tecnologia no último ano. Uma enxurrada de capital passou a mirar startups e grandes empresas do setor, impulsionada por avanços rápidos, promessas de escala e o temor de ficar de fora da próxima grande revolução tecnológica. No entanto, a dificuldade de alguns dos principais players em gerar caixa e entregar resultados concretos começou a acender um sinal de alerta entre investidores.
Diante desse cenário, a pergunta que não quer calar no mercado é: estamos vivendo uma bolha da inteligência artificial?
Para discutir o tema, o Startups reuniu dois nomes com longa experiência no ecossistema de tecnologia e venture capital: Alberto Leite, fundador da holding brasileira de cibersegurança FS Security, e Carlos Simonsen, fundador da gestora Upstream Ventures.
A conversa aconteceu no podcast MVP, em um bate-papo conduzido por Gustavo Brigatto, fundador do Startups.
Para Alberto Leite, o mercado de tecnologia já passou por ciclos parecidos — e aprendeu com eles.
“Historicamente, no mundo de tecnologia, a gente teve a bolha do ponto com, que é diferente da de hoje, mas teve uma em 2021, das telecoms, que passou por correções. Depois, o mercado estabilizou”, afirma. “Acho que a gente vai ter correções pontuais. Mas uma bolha não é provável.”
Carlos Simonsen destacou que a inteligência artificial ainda não chegou no nível de substituir trabalhadores ou atuar em áreas inteiras dentro das companhias, como se previu quando a tecnologia começou a ser popularizada. Para ele, as projeções iniciais de geração de lucro com o uso da IA foram otimistas, e estão começando a ser refeitas de forma mais racional.
“O mercado privado está realmente muito exagerado, com o dinheiro sendo drenado por IA. Sam Altman, por exemplo, disse que a OpenAI só vai ser lucrativa no final da década. A outra coisa que não estou vendo é uma melhoria da oferta de serviços com IA. A gente vê os principais players com muita cautela, fazendo coisas com sentido”, diz.
O MVP traz conversas inéditas todas as semanas, com líderes e investidores do ecossistema de inovação, disponíveis no YouTube, Spotify e nas principais plataformas de áudio. Acompanhe os perfis do Startups para receber notificações sobre novos episódios.