Ninguém aguenta mais ouvir falar em inteligência artificial. Mas será que o assunto do momento é tudo isso mesmo? Na nova edição do Papo de Redação, no podcast MVP, os jornalistas do Startups comentam sobre as notícias do mês e desabafam sobre o uso exagerado do conceito de IA pelas empresas.
O desabafo serve de alerta para uma tendência ao AI washing, ou seja, uso da inteligência artificial mais como estratégia de marketing do que efetivamente uma solução disruptiva. Na discussão, Gustavo Brigatto, Gabriela Del Carmen, Leandro Miguel Souza e Stephanie Tondo debatem se a tecnologia será o novo parâmetro para o futuro, como foi a internet, ou se está mais próxima de uma bolha.
Com mais perguntas que respostas, os jornalistas falam sobre os investimentos em startups de IA, incluindo a criação de um novo fundo da Canastra Ventures com tese em inteligência artificial, e a importância da integração do mercado com as universidades em um cenário em que a ciência e os negócios têm se aproximado cada vez mais.
Apesar das vantagens do uso de IA para ganhar mais eficiência e escala, a equipe da redação do Startups também lembra que a tecnologia ainda está em fase de testes e treinamento, e que pode levar tempo até que ofereça resultados assertivos e confiáveis. Por esse motivo, o editor-chefe Gustavo Brigatto acredita que a IA não deve impactar no mercado de trabalho tão cedo.
Confira o Papo de Redação completo na nova edição do MVP nos canais do Startups no YouTube e Spotify.