Podcast MVP

Como Porto Alegre pôs a colaboração como motor da inovação?

Confira o novo episódio do podcast MVP com o diretor executivo do Instituto Caldeira, Pedro Valério

Pedro Valério MVP
Pedro Valério MVP. Crédito: Startups

Porto Alegre sempre teve um mercado pujante em tecnologia, tanto em empresas quanto em formação de mão de obra. Entretanto, o que se via na capital gaúcha até então dificilmente podia ser chamado de um ecossistema, enquanto outros cenários como o de Florianópolis passaram a ocupar uma posição de protagonismo na região Sul.

Entretanto, nos últimos anos, diversas iniciativas estão colocando a colaboração como a base da inovação na cidade. Uma delas é o Instituto Caldeira, hub de tecnologia formado por 42 grandes empresas locais para estimular a renovação de empresas já estabelecidas no mercado, juntamente ao fomento às startups.

“Eu chamo de um hub de inovação que poderia ser traduzido para um hub de colaboração. Partiu de um grupo grande de empresários que foi se somando com os diferentes atores do ecossistema”, explica Pedro Valério, diretor executivo do Instituto Caldeira e convidado do novo episódio do podcast MVP.

Inaugurado em 2020, ainda no meio da pandemia, o Instituto Caldeira hoje movimenta cerca de 1.700 pessoas diariamente, sendo um dos pilares da renovação de uma parte até então esquecida da cidade. O hub fica no chamado Quarto Distrito, região tradicionalmente industrial na entrada da capital gaúcha, ocupando a área que antes era de uma das mais tradicionais fábricas de Porto Alegre.

Desde a sua abertura, o Caldeira segue em expansão (tanto física quanto virtual), e conta hoje com cerca de 450 empresas, startups e entidades conectadas, e segundo Pedro Valério, juntamente com outras ações como o South Summit, estão contribuindo para a criação de uma nova cena de inovação em Porto Alegre.

“O Rio Grande do Sul passou por muito tempo por uma série de evasão de talentos, uma incapacidade de dar luz a um monte de coisas legais que vinham acontecendo aqui”, pontuou Pedro Valério. “Hoje, um empreendedor que antes pensava em São Paulo ou até mesmo Santa Catarina, pensa ‘eu posso gerar valor daqui'”, completa.

Para saber mais sobre o Instituto Caldeira e como seus esforços estão ajudando a transformar o cenário de startups em Porto Alegre, confira na íntegra o novo episódio do MVP. Ele está disponível em nosso Spotify e em nosso canal no YouTube. Veja a seguir: