A ideia do podcast MVP é falar tanto com startupeiros quanto com executivos que lideram projetos importantes em grandes empresas. Pois bem, no episódio desta semana, conversamos com Eduardo Horai, CTO da Ambev, companhia que nos últimos anos vem se transformando em uma plataforma de negócios. Deixou de ser só uma empresa de bebidas para virar uma empresa de tech.
Segundo o executivo, essa transformação tem sido apoiada por duas frentes: na evolução cultural da companhia pensando no crescimento futuro, bem como um trabalho de transformação do negócio. Ele enfatiza que ser uma cervejaria não representa mais a Ambev, que agora é uma plataforma que conecta todo um ecossistema com fornecedores, parceiros, consumidores e clientes (bares e restaurantes), gerando crescimento para toda a cadeia.
“Esses dois movimentos devem acontecer quase simultaneamente. Não adianta querer ser uma plataforma, se a evolução cultural não acompanhar o mesmo ritmo”, reforça ele, explicando que a mudança cultural envolve três novos princípios: a escuta ativa das dores de clientes, consumidores e parceiros; o planejamento estratégico de longo prazo; e a colaboração entre os times, com o mercado e startups.
De fato, a guinada digital da Ambev tem como objetivo oferecer múltiplas soluções e assim alavancar o crescimento da empresa. Os principais movimentos de tecnologia que aconteceram na companhia foram a compra da startup HBSIS em 2019, além de iniciativas como a criação do app Zé Delivery, do marketplace Bees e a incorporação da fintech Bees Bank.
“Tudo isso não funciona sozinho. Nosso mindset sempre foi fazer as coisas em colaboração com outras áreas, um trabalho multidisciplinar”, afirma. Hoje, o time de tecnologia da Ambev é composto por quase 2 mil pessoas, um número relevante considerando o quadro total de 30 mil colaboradores na companhia.
Para conferir na íntegra a entrevista com Eduardo Horai, ouça pelo Spotify ou clique abaixo e assista pelo canal do Startups no YouTube: