Guilherme Junqueira aproveitou bem o momento de bonança do venture capital brasileiro. Fundador da edtech Gama Academy, ele comandou a companhia por cinco anos, expandindo sua operação e no final fazendo um exit em grande estilo, vendendo o controle da empresa por R$ 33,8 milhões para a Ânima Educação. Entretanto, para o agora palestrante e investidor, o jogo do empreendedorismo e do venture capital está muito diferente.
“Antes, se de cada 10 startups, nove morriam, uma dava muito certo e compensava as outras nove. Mas isso era até algum tempo atrás. Agora tudo é mais questionado. Agora o apelo econômico e o apelo tecnológico impõe um novo ritmo e um novo cenário que estamos só começando. Nesse novo jogo, dos dois tempos de 45, estamos só nos 10 minutos da nova geração”, destacou Guilherme, convidado da nova edição do podcast MVP, gravado durante a Gramado Summit 2024.
De acordo com o empresário, esse “sacode” no cenário do venture capital e investimentos no geral também mudou o conceito do que é inovador atualmente. Novidades como a inteligência artificial generativa tomaram os holofotes – e o dinheiro – e segundo o ex-Gama Academy, está forçando startups a repensar suas posições.
“Todo mundo tá voltando para a estaca zero e conseguir olhar um novo cenário é uma oportunidade, empreendedores que tiverem bons acessos a investidores e mentores que também estão conectados, eu acho que saem bem na frente nessa nova largada”, avalia.
Escala híbrida
Em tempos em que unicórnios estão cada vez mais raros, e o novo animal da moda é o camelo, será que ainda há espaço para negócios de crescimento exponencial? Segundo Guilherme, ainda é possível, mas o caminho para isso mudou, e passa por um conceito chamado NESH – negócios de escala híbrida, que inclusive é o nome da nova companhia que o empresário está criando.
De acordo com ele, uma nova geração de negócios exponenciais está surgindo, combinando tecnologia e presença pulverizada em canais de aquisição de clientes. Um exemplo citado por Guilherme é a Fluency Academy, que expandiu sua plataforma de ensino de idiomas em cima de dezenas de perfis de influenciadores, e foi investida em 2022 pela General Atlantic.
“As startups que conseguirem ir para o infoproduto e pegar o melhor de infoproduto para os seus mercados, vão conseguir se dar muito bem. Tem escola de marketing que tem todos os atributos de uma edtech e vai ser tradado a 5, 6, 7 vezes a receita”, avalia.
De olho nas oportunidades destes negócios híbridos, o plano da Nesh é formar até 2030 um portfólio de negócios rentáveis a partir de infoprodutores. “Quero ser sócio dessas empresas, poder acelerar e investir desde o começo, entrando dentro da cabeça desse infoprodutor que só vê audiência, conteúdo, e mostrar para ele como criar um produto, uma empresa sólida”, explica.
Do Zero ao MVP
No palco do Startups durante a Gramado Summit, Guilherme apresentou a palestra “Do Zero ao Exit”. Entretanto, durante o evento na serra gaúcha, ele também participou do lançamento do primeiro curso do Startups, que tem ele como um dos professores e tem até um nome parecido: “Do Zero ao MVP”.
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Ah, e se quiser conferir na íntegra o novo episódio do podcast MVP, é só clicar em um dos links abaixo, escolhendo a sua plataforma de preferência (YouTube ou Spotify).