Prestes a completar 25 anos de história, o Mercado Livre revolucionou o comércio online na América Latina, tornando-se uma das principais referências de e-commerce na região e em todo o mundo. Fundada em 1999, na Argentina, a empresa nasceu com a missão de democratizar o comércio eletrônico e, ao longo dos anos, criou um ecossistema amplo de soluções e serviços integrados para transformar a vida de pessoas e empresas, e ganhou espaço entre gigantes consolidados no mercado global.
“A gente sempre se propôs a fazer as coisas com excelência e melhorar a experiência do usuário, acreditando que era possível ter uma empresa de classe mundial na América Latina. Mas foi uma caminhada, uma construção”, afirma Stelleo Tolda, cofundador do Mercado Livre, em entrevista para o podcast MVP, do Startups.
Logo nos primeiros anos, a companhia deparou-se com players de peso do comércio eletrônico como Amazon e eBay, e fortes competidores varejistas incluindo Walmart, Submarino e Americanas. Para se diferenciar e se consolidar na região, o Mercado Livre foi além do próprio marketplace, reforçando o seu portfólio com soluções e ferramentas que enriqueceram a proposta de valor, como é o caso do Mercado Pago (plataforma financeira) e o Mercado Envios (serviço de logística).
Agora, o cenário já é bem diferente. O que começou como uma empresa pequenininha criada em uma garagem na cidade de Buenos Aires, hoje está entre os gigantes globais do setor em que atua, e virou case de sucesso para as novas gerações de empreendedores que chegaram para brigar pelo mercado. Começam a surgir, então, players como Shopee, Shein e Ali Express.
“O incumbente que tem que ser destronado”, brinca o editor-chefe do Startups, Gustavo Brigatto. Questionado sobre como é lidar com a concorrência atualmente, Stelleo reconhece que o desafio está aí, mas que faz parte do jogo. “Estamos jogando a Champions League. Fomos campeões de uma temporada, mas seguimos jogando um game complexo, em que os competidores são mais qualificados”, observa.
A grande vantagem é já ter um sistema vasto e bem desenvolvido, com a experiência de mais de duas décadas somadas a toda essa expertise. “Entendemos como o negócio funciona. O foco em melhorar a experiência, ter compradores, vendedores, produtos e uma máquina para isso funcionar, com serviço de pagamentos, logística. Nada disso é simples. O Mercado Livre tem hoje todo um sistema funcionando, que é difícil de replicar.
Para saber mais sobre as percepções de Stelleo sobre a atuação do Mercado Livre na América Latina e as particularidades do Brasil em relação aos outros ecossistemas, confira na íntegra o papo com o executivo na nova edição do podcast MVP, disponível no Spotify. Confira a seguir:
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