Podcast MVP

No hype da IA, tecnologia bem aplicada é a que reduz ruído

Para o CEO da HiPlatform, Marcelo Pugliesi, IA no marketing tem o papel não apenas de automatizar, mas sobretudo de compreender

Leitura: 3 Minutos
Quarto episódio do MVP feat. Emerging Giants da KPMG é com Marcelo Pugliesi, da Hi Platform | Foto: Startups
Quarto episódio do MVP feat. Emerging Giants da KPMG é com Marcelo Pugliesi, da Hi Platform | Foto: Startups

A inteligência artificial já não é mais promessa distante quando o assunto é marketing conversacional. Para Marcelo Pugliesi, CEO da Hi Platform, a tecnologia está mudando radicalmente a forma como marcas se relacionam com seus clientes, especialmente em canais como o WhatsApp. Entretanto, mais do que entregar bots capazes de responder a qualquer momento e automatizar fluxos de relacionamento, ela terá que entregar algo bastante humano: compreensão.

“A IA não veio para tirar o humano da conversa, mas para colocar a tecnologia a serviço da empatia”, afirma o executivo e entrevistado do novo episódio do podcast MVP feat. Emerging Giants, realizado pelo Startups em parceria com a KPMG.

Segundo Marcelo, esta percepção parte de uma mudança clara no comportamento do consumidor, que busca interações rápidas, personalizadas e com baixo atrito. Nesse cenário, o WhatsApp se torna ponto de contato essencial entre empresas e clientes, permitindo não só automatizar respostas, mas também compreender contextos, prever intenções e oferecer soluções em tempo real.

Segundo Marcelo, o grande valor da tecnologia está em oferecer escala sem perder proximidade. “A tecnologia bem aplicada é aquela que reduz ruído e melhora a experiência, sem parecer robótica”, destaca o executivo.

No centro dessa transformação, a Hi Platform tem ajustado sua estratégia de negócios para capturar a onda da inteligência artificial. A empresa, que nasceu com foco em soluções de atendimento digital, agora amplia seu escopo para ser parceira de marcas que desejam transformar interações em diferenciais competitivos.

Entre as metas, está acelerar a integração de IA em sua plataforma e expandir a base de clientes em setores como varejo, serviços financeiros e saúde, todos com alta demanda por atendimento ágil e personalizado. Pugliesi destaca que a companhia já observa um aumento expressivo na procura por soluções que unam automação e análise inteligente de dados.

“As empresas entenderam que não se trata apenas de responder rápido, mas de responder certo, no contexto e no tom adequado. Nosso plano é ser a infraestrutura de confiança para empresas que querem conversar com seus clientes em escala, mas sem abrir mão da qualidade da interação”, diz o CEO.

A conversa com Marcelo Pugliesi é a quarta de uma série especial com os Emerging Giants da KPMG. Serão 14 episódios com os nomes da turma 2025 do programa que potencializa os nomes de maior destaque do ecossistema nacional.

Os papos se aprofundam em temas de gestão, liderança e a vida dos fundadores fora do LinkedIn e são conduzidos por sócios da KPMG e pelo jornalista e fundador do Startups, Gustavo Brigatto.

O feat. dos Emerging Giants no podcast MVP vai ao ar quinzenalmente nas redes do Startups e da KPMG. Escolha a sua plataforma de preferência (YouTube ou Spotify) e clique em um dos links abaixo.