Podcast MVP

Orlando Cintra: mais solidez e menos pressa para investir

No podcast MVP, CEO da BR Angels comenta para onde os olhares dos investidores estão voltados no momento

Foto: Divulgação/Arte Startups
Foto: Divulgação/Arte Startups

Depois de um 2023 de retração, demissões e queda no volume de operações de venture capital, o ecossistema de startups projeta uma recuperação em 2024, com a volta gradual de investimentos e de rodadas de captação.

Independentemente da volatilidade do mercado, se o mar está para peixe ou não, é preciso cautela na hora de investir em uma startup. O pé no freio e maior tempo de análise para apostar em um negócio estão ditando os movimentos de investidores neste ano.

É o que ressaltou Orlando Cintra, fundador e CEO da BR Angels, em conversa com o Startups para o podcast MVP. Segundo ele, as startups estão melhores preparadas, com mais informação e cautela, ao mesmo tempo que o investidor anjo está mais sólido, em busca de mais fundamentos. Aquela coisa de só olhar e se basear nos números já não existe tanto. 

“O ideal é você avaliar e investir com calma. Eu sempre uso como exemplo o metaverso. Quem investiu rápido durante o metaverso, hoje está chorando um pouco, porque foi algo que explodiu muito rápido e agora não se fala muito. Quem investiu muito rápido naquele momento, não deixou o mercado eventualmente amadurecer”, avaliou Orlando. “Startups do metaverso até chegaram a captar, mas a maioria pivotou o negócio”, acrescentou.

FIP de R$ 15 milhões

Seguindo a máxima “não tenha pressa para investir”, a BR Angels vai investir R$ 15 milhões em startups nos próximos dois anos, por meio de um Fundo de Investimento em Participações (FIP) criado em parceria com a ID Gestora. O veículo, exclusivo para associados do grupo, foi anunciado em março.

“Por experiência, a gente leva pelo menos uns dois anos para fazer esse investimento. Eu sempre digo que buscamos pela qualidade e não pela quantidade. Por isso, não iremos com velocidade. Lembrando que no FIP a gente vai ter também um espaço para follow-on nessas startups”, comentou.

Orlando reforçou também que, além de investir, a BR Angels está focada neste momento em olhar para as suas mais de 30 investidas e pensar em como ajudá-las mais no aconselhamento, na mentoria e na abertura de portas.

Quer saber mais do que rolou nesse papo com o Orlando Cintra? Confira o episódio completo do podcast MVP em áudio ou vídeo, pelos links abaixo: