Podcast MVP

Os planos do the news para se tornar uma grande empresa de mídia

Hernane Ferreira Jr., fundador do the news, fala sobre o surgimento da newsletter e potencial de crescimento no mercado brasileiro

Hernani
Hernane Ferreira Jr. Crédito: Startups

Como entusiasta do ecossistema, você provavelmente já conhece o the news, newsletter diária com notícias sobre as principais atualidades do mundo sobre mercado e tecnologia. Ao todo, já são mais de 2 milhões de pessoas cadastradas e outros 4 spin-offs criados por uma equipe de quase 20 pessoas com o objetivo de ir além das newsletter e se tornar uma grande empresa de mídia no país.

À frente do the news está Hernane Ferreira Jr, advogado de formação que antes mesmo de atuar na área mudou os rumos da sua vida profissional para empreender. Em 2017, ele fundou a ufrilla, marketplace de contratação de profissionais freelancers para eventos. Quando a pandemia bateu, Hernane teve que fechar o negócio e pensar em um novo projeto.

“Uma noite estava assistindo ao jornal, mas me senti mal com tudo o que estava acontecendo no mundo e fui dormir angustiado. Acordei no dia seguinte, passei um café sem açúcar e abri o computador sem tarefas para cumprir”, conta o empreendedor, no mais recente episódio do MVP, podcast do Startups que está disponível nas principais plataformas. Com a xícara em mãos, ficou inspirado pelo estilo de texto e a proposta de newsletters internacionais como Morning Brew, The Hustle e Robin Hood Snacks (hoje SherwoodSnacks).

“O modelo me interessou muito. Gostava do tom que eles apresentavam a notícia, de forma mais leve e inteligente, com uma linguagem jovem”, explica. Como não havia algo parecido no Brasil, decidiu ele mesmo empreender no mundo da mídia. Escreveu o primeiro texto e enviou para uma lista de contatos que havia formado durante as gravações de um podcast para a ufrilla. Em um dia, ele validou o MVP: as pessoas gostaram tanto que para a edição seguinte Hernane já havia dobrado o número de leitores. 

“Cai de paraquedas nesse mercado, mas sempre fui um cara comunicativo. As coisas se conectaram. Enviei a segunda edição da newsletter e não parei mais. Vi a oportunidade no mercado brasileiro de ter um meio de notícias que mostrasse tudo que alguém precisava para começar o dia bem informado sem o tom antigo da mídia”, pontua.

Para saber mais sobre as estratégias de crescimento do the news e para se concretizar como uma gigante de mídia no Brasil, assim como a trajetória de Hernane enquanto empreendedor, confira na íntegra o novo episódio do MVP. Ele está disponível em no Spotify e em nosso canal no YouTube. Veja a seguir: