É uma verdade dura a se aceitar, mas segundo o investidor e publisher Lucas Abreu, é preciso aceitá-la para poder jogar o jogo. O ecossistema latino ainda é bem menor em investimentos em comparação ao que se vê nos Estados Unidos, especialmente quando se trata de inteligência artificial.
“OpenAI levantou US$ 6 bilhões, Anthropic US$ 4 bilhões. A gente está nesse momento do mundo, e se parar pra pensar, o que a Anthropic, que vamos dizer que é o número 3 da corrida da AI, ela levantou o mesmo capital que todas as startups de toda a América Latina levantaram em 2024″, disparou Lucas, em entrevista para o podcast MVP.
Concorde ou não, é uma opinião que vale a pena considerar. Segundo Lucas, chegou a hora do ecossistema brasileiro e latino ter um choque de realidade e entender que o mercado daqui funciona de outro jeito. “A gente, de certa forma, está na periferia dos investimentos e boa parte das evoluções de AI vão acontecer lá”, dispara.
“Eu sinto que cada vez mais a gente vai dissociar e vai entender que o mercado americano de tecnologias, de startups, as lógicas que funcionam por lá, vão ser diferentes das lógicas que funcionam por aqui, porque são mercados diferentes. Eu acho que é um pouco dessa realização que a gente vai voltar a ter. Em 2020, 2021, talvez a gente ficou muito animado”, analisa Lucas.
Mas então, o que sobra para o fundador latino? Para Lucas, apesar da constatação difícil, ainda dá pra ser otimista, pois um ambiente mais escasso em investimentos gera espaço para criar soluções diferenciadas.
“Nunca se teve tanto potencial para criar coisas que vão gerar o maior valor possível. E nunca se foi tão fácil ou criativo, nunca teve tão aberto o mercado para vender. E aí, eu explico. Quando a gente fala vender, a gente está falando que hoje, com o alcance de redes sociais, você pode ganhar qualquer pessoa”, destaca o convidado do MVP.
Por falar em ganhar pessoas, em papo com o fundador e publisher do Startups, Gustavo Brigatto, Lucas falou sobre sua trajetória como analista e escritor de newsletter sobre o mercado de VC, o Sunday Drops, que bateu recentemente a marca de 10 mil assinantes.
Para saber disso e muito mais, é só dar o play na nova edição do podcast MVP, disponível no Spotify e Youtube. É só escolher a sua plataforma de preferência e conferir.