Se você não tem vergonha da primeira versão do seu produto, você provavelmente o lançou tarde demais, já diria Reid Hoffman, cofundador do PayPal e fundador do LinkedIn. O conceito por traz dessa frase é o do produto mínimo que mte viabilidade para ser lançado, ou, em inglês, para ser mais pomposo, o minimum viable product, ou MVP, para os íntimos – não confunda com o podcast MVP, aqui do Startups, mas não deixe de escutar todos os episódios! E este é justamente o tema do mais novo episódio do Startup com VC.
Apesar de parecer óbvio, muitos empreendedores não conseguem fazer bem essa etapa de concepção do produto. E isso acontece, muita vezes por vergonha de encarar essa etapa de validação e de fazer testes. Para falar sobre do que deve ser constituído um MVP e de como tocar esse processo, Felipe Mansano, da Equitas VC, conversou com o fundador de 2ª viagem Felipe Mattos, da Reverde – uma plataforma B2C que viabiliza economia na conta de luz pelo incentivo à produção de energia a partir de fontes verdes e renováveis. Também participou Andrei Golfeto, head de startups do Cubo Itaú, que também já trabalhou na ACE.
O papo entre os dois faz parte da dinâmica dos episódios desta 5ª temporada do Startup com VC. Cada um tem um formato de playbook, com casos práticos e insights que você já pode aplicar no seu negócio. As conversas apresentam os principais desafios enfrentados por empreendedores de sucesso na construção de suas primeiras startups e contam também com um especialista na área, dando um ponto vista mais teórico.
O Startups – que já participou de um episódio da 2ª temporada do podcast, com Pedro Roso, da Docket – é parceiro desta nova temporada. Novos episódios são publicados todas as segunda-feiras.
Com a publicação deste 5º episódio, a temporada dará uma pausa de 3 semanas, retomando à programação normal no dia 9 de janeiro.
Ouça o 5º episódio clicando no link abaixo: