fbpx
Compartilhe

A startup de design de interiores Arquiteto de Bolso recebeu um aporte de R$ 15 milhões da Headline XP para impulsionar seu crescimento. Hoje, o carro-chefe da empresa é uma consultoria que promete entregar um projeto de ambiente planejado totalmente personalizado em duas horas. Com o dinheiro, a startup quer investir no lançamento de novos produtos e aumentar as parcerias com o varejo.

Por meio de inteligência artificial e de trabalho humano, a plataforma oferece soluções para ambientes de até 20 m² com todas as etapas realizadas online e em tempo real. Além de uma planta 2D, 3D e de um Tour 360º, o cliente recebe uma lista com os produtos que poderá comprar para tornar o projeto uma realidade. É aí que está o grande potencial de escala da ferramenta.

A maior parte da receita vem atualmente dessa consultoria de duas horas, que é feita com opções de pacotes que começam em R$ 199, para um ambiente. Mas a startup também tem parcerias com varejistas como a MadeiraMadeira, em que o cliente faz o projeto e já compra os móveis na própria loja.

“Vamos ampliar bastante as parcerias, desde imobiliárias e toda a turma do real estate no momento da compra e locação, até varejistas que oferecem produtos para casa e decoração. A gente ajuda a melhorar a experiência do consumidor”, conta o Chief Operating Officer (COO) do Arquiteto de Bolso, Daniel Alves.

Geração de caixa

Fundada por Daniel e pela CEO Marcia Monteiro, a startup tem sete anos de existência e já atraiu R$ 20 milhões em aportes até o momento, com investidores como Ace Ventures, Bossa Invest, GV Angels, B2in, Grupo Primo, Joel Jota, entre outros. O Arquiteto de Bolso também já atingiu o breakeven, o que segundo o COO permite um olhar “mais ambicioso” para o novo investimento. “O objetivo agora é ser muito mais ambicioso em termos de projeções. Neste momento vamos usufruir do caixa sem esse tipo de preocupação com o equilíbrio entre receitas e despesas”, diz.

Para Romero Rodrigues, managing partner da Headline e sócio da XP responsável por Venture Capital, a startup reúne fatores fundamentais, como crescimento sólido, empreendedores experientes e geração de caixa. “Tem startups que fazem algo parecido nos Estados Unidos e Europa, mas é mais caro e leva o dobro do tempo. O ponto adicional que a gente gosta muito é que hoje o Arquiteto de Bolso gera um volume incrível de vendas para o varejo, já que o cliente já sai com a lista de compras”, destaca.

Tecnologia

O Arquiteto de Bolso prepara o lançamento de novos recursos voltados ao consumidor final e aos parceiros ainda para o primeiro semestre de 2024. Para isso, a startup investirá também em contratações que contribuam para o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas. Apesar de usar a inteligência artificial desde 2018 e ter desenvolvido uma tecnologia proprietária, a empresa quer aprimorar ainda mais as ferramentas para torná-las cada vez mais assertivas.

“Nosso diferencial é a ‘tecnologia da emoção’. Estamos criando ferramentas para compreender as preferências dos clientes, que muitas vezes desejam algo, mas não têm clareza em como expressar. Foi preciso desenvolver uma ‘linguagem’ para revelar o DNA do ambiente, os estilos que combinam com o gosto do consumidor, as cores que vibram, a iluminação que estimula, ou seja, o match perfeito entre o cliente e seu ambiente dos sonhos”, revela Daniel. 

LEIA MAIS