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Parece que as grandes rodadas estão voltando mesmo. Um dia depois da Connectly captar R$ 110 milhões, agora a Cayena, marketplace de alimentos para players atacadistas, fisgou um cheque de R$ 300 milhões, uma das maiores rodadas do ano no país. O investimento foi liderado pela Bicycle Capital, gestora dos ex-Softbank Marcelo Claure e Shu Nyatta.

Também entraram no aporte a Coca-Cola FEMSA Ventures, Picus Capital, Astella, Globo Ventures, Endeavor Catalyst, Canary, FJ Labs, Clocktower, e Norte Ventures. É a terceira rodada da companhia, que em 2021 levantou US$ 3,5 em uma rodada seed com Canary e Norte, e depois captou mais US$ 17,5 milhões em uma série A com a Picus, Astella e FJ Labs.

Fundada por Gabriel Sendacz, Pedro Carvalho e Raymond Shayo, a Cayena tem chamado a atenção do mercado com uma solução que permite que dezenas de milhares de restaurantes, cozinhas industriais, hotéis e mercados reponham seus insumos por meio de fornecedores de confiança, com prazo de pagamento e entrega no dia seguinte.

“A Cayena oferece em seu marketplace um ecossistema com mais de 100 fornecedores e 50 mil itens de mercearia, laticínios, limpeza, proteínas e bebidas – o maior catálogo do setor e atualizado em tempo real. Tudo isso, em uma experiência de compra omnichannel, assistida por um consultor dedicado e com entrega no dia seguinte, frete grátis e prazo para pagar”, explica a companhia em comunicado.

Segundo destacou o cofundador da Cayena, Pedro Carvalho, a nova rodada é o ponto de partida para a verdadeira fase de expansão da companhia, que agora quer aumentar a sua presença geográfica de 100 para mais de 500 municípios no país nos próximos dois anos, chegando a um volume de vendas de US$ 200 milhões (mais de R$ 1 bilhão) até o final de 2024.

“O aporte de R$ 300 milhões reflete duas coisas: primeiro o sucesso na construção de uma infraestrutura tecnológica e financeira que hoje serve como uma camada de confiança para fornecedores e restaurantes transacionarem R$ 1 bilhão ao ano em insumos para seus negócios; e segundo a ambição compartilhada entre Cayena e Bicycle para levar o nosso marketplace atacadista para 500 novos municípios”, destacou o executivo, em nota enviada com exclusividade para o Startups.

Contudo, o valor estimado para o Brasil é pequeno comparado ao potencial atacadista na América Latina, mercado que movimenta cerca de US$ 200 bilhões anualmente e para o qual a Cayena tem planos de expandir em um futuro não muito distante.

Demanda e confiança

Segundo a Cayena, milhares de novos estabelecimentos são analisados todos os meses, e em seus três anos de operação, mais de R$ 2 bilhões em crédito foram disponibilizados, uma taxa média de aprovação 50% superior à média da indústria.

“Sabemos que a confiança no pagamento por ambas as partes é crucial para o sucesso do marketplace. Para se posicionar como o agente garantidor dessa transação, investimos pesadamente desde 2021 na criação de uma infraestrutura de pagamentos robusta, que alia tecnologia de ponta com as melhores práticas de governança e relacionamento com os principais bancos e seguradoras do país, como Itaú, Safra, Santander e Allianz.” afirma Raymond Shayo, cofundador da Cayena.

Para a Bicycle Capital, a Cayena chamou a atenção por oferecer uma solução robusta opera operar em um mercado complexo como o de atacado alimentício.

“É muito raro achar uma empresa que consiga equilibrar o crescimento exponencial com uma gestão de caixa tão eficiente, e esse é o caso da Cayena. Eles estão construindo uma empresa valiosa, perene e com fortes efeitos de rede. Amamos o fato de estarem resolvendo um problema grande e real do Brasil, destravando crescimento para centenas de milhares de pequenos negócios”, pontuou Marcelo Claure, em nota.

“Nós sempre mantivemos um relacionamento próximo com os principais fundos internacionais de Venture Capital, entre eles a Bicycle, que sempre admiramos muito por ser um fundo liderado por quem já operou negócios que são referência para nós. Marcelo e o time foram capazes de, em pouco tempo, construir um conhecimento profundo e uma convicção muito forte na tese da Cayena. Nos tornarmos sócios foi a consequência inevitável dessa admiração mútua”, destacou Pedro.

Segundo Pedro, além de expandir sua presença, a companhia também tem planos de aumentar a sua presença como um fornecedor de soluções de monetização de dados para grandes empresas, a partir de sua atuação no comércio B2B.

“Somos o primeiro player relevante no B2B a ser capaz de oferecer soluções de retail media e data monetization para grandes indústrias, como Heineken, Coca-Cola Femsa e Rosa Branca, entre outros. À medida que nosso marketplace continua a se expandir e a se beneficiar de fortes efeitos de rede, essa frente se tornará ainda mais relevante”, finaliza o executivo.

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