Para impulsionar seus planos de marketing em 2024, a Daki recorreu ao media for equity. A startup de entregas ultra-rápidas de compras anunciou uma captação de R$ 25 milhões com a 4Equity, gestora que criou um fundo especializado neste modelo de investimento na América Latina.
Com o investimento, a Daki vai intensificar sua exposição de marca, garantindo espaços de divulgação em TV, influenciadores, podcasts e meios digitais out-of-home (DOOH). Segundo destacou a companhia em nota, o montante captado será direcionado para diversas frentes, permitindo que a Daki mantenha um inventário always on para suas campanhas publicitárias em diferentes canais – no caso os veículos que são cotistas do fundo.
“O investimento da 4Equity chega em um momento muito positivo para acelerarmos nossas estratégias de marketing e solidificar ainda mais a presença da Daki no mercado. Estamos indo além das fronteiras convencionais para conquistar os brasileiros e, de fato, redefinir a forma de se fazer supermercado no Brasil”, destaca Rafael Vasto, cofundador e CEO da Daki, em comunicado.
Na visão de Natália Melo, Diretora de Brand Marketing da Daki, a rodada com a 4Equity é parte do plano de investir em formas mais inovadoras e criativas de publicidade, trazendo os veículos para perto. “Em um mercado vasto e em constante mudança de hábitos em direção a compras online de alta qualidade, é essencial mantermos uma presença marcante e diferenciada. Buscamos plataformas de divulgação que cresçam e se destaquem continuamente, refletindo a evolução do nosso negócio como algo indispensável na vida dos consumidores”, destaca a executiva, em nota.
Para a 4Equity, a rodada com a Daki reforça o portfólio que a gestora tem buscado com seu fundo, criado no ano passado com cerca de R$ 500 milhões levantados junto a parceiros de mídia. O plano da gestora é fazer investimentos de R$ 5 milhões a R$ 30 milhões, que podem ser utilizados como inserções midiáticas, a valores mais baixos do que os praticados fora do fundo.
Em agosto do ano passado, o fundo chamou a atenção ao firmar um acordo de media for equity com o QuintoAndar, com o objetivo de aumentar a exposição da proptech no interior do país. Os valores da rodada não foram divulgados.
“Olhamos extensivamente para o mercado e acreditamos que a Daki seja a empresa melhor posicionada para liderar a disrupção do varejo no Brasil”, diz Renato Mendes, co-fundador da 4Equity, em comunicado. “Essa parceria é um passo significativo na consolidação da visão de que o media for equity é uma alavanca poderosa para impulsionar o crescimento do ecossistema empreendedor”, completa.
Crescimento sustentável
Para a Daki, por sua vez, está em meio a um sprint para crescer no país. Em setembro do ano passado, a companhia levantou US$ 50 milhões (a um valuation de US$ 850 milhões) em série D liderada pela Convivialité Ventures, braço de investimento da Pernod Ricard. Na ocasião, a companhia destacou que a captação veio com o objetivo de “aumentar a oferta de produtos e fortalecer sua jornada de crescimento sustentável em direção à lucratividade e liderança no setor de mercados online no Brasil”.
A empresa não abriu seus números de 2023, mas a expectativa do CEO Rafael Vasto era a de terminar o ano com o dobro do faturamento obtido em 2022. Atualmente 100% focada no Brasil – ao longo de 2022 e 2023 ela fechou as portas nos EUA, Colômbia, México, Chile e Peru – a Daki opera com 70 dark stores no Rio, São Paulo e Belo Horizonte, e de olho em uma operação sustentável, deve focar no crescimento nestes mercados chave antes de expandir para novas geografias.
“A Daki está pronta para o próximo nível. Com esse investimento, queremos alcançar novos mercados e outros públicos, consolidando nossa posição como líder do mercado de supermercado e essenciais sob demanda no Brasil.”, conclui.