fbpx
Compartilhe

A expressão no título da matéria não poderia ser mais adequada. A CTA Smart, startup gaúcha de soluções para gestão de abastecimento de combustível em frotas corporativas, acabou de fechar uma nova captação – R$ 16 milhões aportados pela Invisto (R$ 10 milhões) e Indicator Capital (R$ 6 milhões), além da participação de outros investidores.

A startup já havia recebido o valor inicial de R$ 5,5 milhões em outubro de 2021, pelo fundo Indicator 2. Até o momento, a gestora investiu cerca de R$ 15 milhões na CTA, contando rodadas bridge não anunciadas ao mercado.

Com o novo aporte, a meta da CTA Smart é intensificar seu go-to-market no território norte-americano, no qual ela atua com a marca Link2Pump.

Segundo Bruno Lopes, CEO da CTA Smart, atualmente os negócios da startup fora do Brasil já representam 15% da receita da companhia (a startup não divulga os números), e em dois a três anos a expectativa é que a operação internacional represente a maior fonte de receita do negócio.

“A Link2Pump tem crescido acima dos 100% nos últimos dois anos”, destaca Bruno, em papo exclusivo com o Startups. Segundo ele, o mercado norte-americano de reabastecimento de frotas tem um potencial de US$ 3,6 bilhões (5,6 vezes maior que o Brasil) para a CTA Smart. “Estamos investindo para manter este ritmo exponencial de crescimento”, destaca Bruno, apontando que para este ano, a meta é crescer 200%, trazendo grande contas para a carteira.

Já são mais de 40 estados atendidos pela tecnologia da Link2Pump, nos quais a empresa conquistou clientes de grande porte. “Neste período, conseguimos aprender a cultura da escala e nos preparamos para um próximo passo, para nos tornarmos uma empresa global”, completa Filipe Borges, fundador e CEO da Link2Pump, que se mudou para os EUA quatro anos atrás para tocar os planos da CTA Smart em território ianque.

E aqui no Brasil?

No Brasil, a companhia tem anotado uma taxa média de 40% de crescimento ano sobre ano, e segundo Bruno, este crescimento é puxado principalmente por contratos com empresas de grande porte – que precisam gerir o abastecimento de diesel em frotas numerosas. “Temos clientes em áreas como transporte de cargas, passageiros e indústrias, como florestal, mineradoras e outras”, explica.

Atualmente a CTA Smart tem cerca de 3 mil pontos de abastecimento ativos e monitorados – nos EUA são cerca de 400. A precificação da solução – que tem um hardware proprietário na bomba e o SaaS que faz a gestão dos dados coletados na ponta – é feita por ponto de combustível, o que segundo Bruno, dá escalabilidade para a startup.

“Isso tem nos permitido crescer em PMEs aqui no Brasil. Nosso mercado é muito pulverizado, com milhares de clientes em potencial, mas a gente consegue atingir todos com a mesma eficiência”, completa o CEO.

Bruno Lopes, fundador e CEO da CTA Smart
Bruno Lopes, fundador e CEO da CTA Smart. (Foto: Divulgação)

Além de atender diretamente às empresas, outro canal de aquisição de clientes da CTA Smart é por meio dos fornecedores de combustível. A empresa tem parcerias de white label com grandes marcas como Ipiranga, Vibra e Rodoil, que levam a solução de gestão da CTA Smart para seus clientes como um “extra” na hora de fechar grandes contratos.

Diferentemente da operação gringa, que agora vai acelerar ainda mais o seu ritmo de growth, o negócio da CTA Smart no Brasil já opera no breakeven. “Temos o caixa para sustentar o investimento em software, e já estamos testando uma versão 2.0 de nosso hardware, com mais recursos de conectividade”, adianta o executivo.

Nível internacional

Para os investidores, o potencial internacional da CTA Smart e Link2Pump foi o claro atrativo na hora de investir. Para Fabio Iunis de Paula, cofundador da Indicator Capital, a CTA Smart tem bastante sinergia com os objetivos do fundo Indicator 2, cuja tese é criar os futuros grandes players de IoT.

Segundo Fabio, a primeira rodada feita pela Indicator serviu para a startup “refinar” seu MVP em terras norte-americanas, e desde então ele se mostrou bastante aderente ao mercado de lá. “A empresa chegou a uma receita de mais de US$ 1 milhão lá fora e veio o product market fit que esperávamos para os Estados Unidos. Aí chegamos neste segundo momento, de uma segunda captação, com a startup crescendo nos EUA de forma comprovada”, explica Fabio.

Para Marcelo Wolowski, fundador e CEO da Invisto, a tração comprovada dos negócios da CTA Smart nos Estados Unidos empolgou na hora de investir, mas empolgação nenhuma se sustenta sem uma base sólida. O investimento é consequencia de uma estratégia bem liderada para se posicionar como um player relevante, e nós fizemos um movimento para se participar junto”, avalia.

A CTA Smart é o primeiro investimento da Invisto em uma startup do Rio Grande do Sul. Apesar de ter boa parte de seus aproximadamente 87 funcionários em diferentes partes do país e do mundo, a sede da CTA fica em Porto Alegre.

Para Marcelo, o aporte na CTA Smart é um movimento de grande significância para a Invisto para marcar sua presença na região Sul. “Este é o oitavo investimento do atual ciclo de investimentos da Invisto que concretiza o nosso objetivo de expandir para o Rio Grande do Sul, um ecossistema em pleno crescimento”, destaca.

LEIA MAIS