Enquanto no Brasil as rodadas andam meio devagar, lá fora o cenário parece estar mais animador, com o surgimento de três unicórnios no fim de julho. A femtech Flo Health, com sede em Londres, anunciou nesta terça-feira (30) que levantou US$ 200 milhões em uma série C liderada pela General Atlantic, atingindo um valuation de mais de US$ 1 bilhão. Com isso, a startup se tornou o primeiro aplicativo de saúde feminina puramente digital a atingir o status de unicórnio.
A Flo Health foi assessorada pela GP Bullhound na rodada. Como parte da transação, Tanzeen Syed, diretor geral e chefe de Internet e Tecnologia do Consumidor da General Atlantic, e Jessie Cai, que ocupa o cargo de principal na gestora, ingressarão no Conselho de Administração da Flo.
Na semana passada, a startup de cibersegurança norte-americana Chainguard foi avaliada em US$ 1,12 bilhão e alcançou o patamar de unicórnio, após levantar uma rodada série C no valor de US$ 140 milhões. E, na Índia, a Rapido, uma das maiores plataformas de bike-taxi do país, recebeu US$ 120 milhões em uma série E, alcançando valuation de US$ 1 bilhão.
A plataforma da Flo Health oferece serviços como calendário menstrual e calculadora de ovulação, e está presente em diversos países, incluindo o Brasil. Em comunicado, a empresa informou que os recursos captados na rodada serão usados para expandir para novos segmentos, como perimenopausa e menopausa, “aprimorando seus insights de saúde baseados na tecnologia e buscando oportunidades de expansão estratégica”.
Segundo a empresa, o investimento marca a evolução do mercado de femtechs, que passou de um setor de nicho, que atraía um capital de risco mínimo há uma década, para uma indústria projetada de US$ 60 bilhões até 2027. Além dos serviços de acompanhamento do ciclo menstrual, a plataforma também conta com mais de 120 médicos e profissionais da saúde cadastrados.
“O crescimento da Flo tem sido significativo, depois de mais de oito anos de expansão contínua. Em junho de 2024, a empresa suportava quase 70 milhões de usuários ativos mensais (MAUs) e cerca de 5 milhões de assinantes pagos. Este rápido crescimento reflete-se ainda mais nos agendamentos brutos da Flo para 2024, que deverão ultrapassar os US$ 200 milhões este ano – um aumento de aproximadamente 50% face ao ano anterior”, diz o comunicado.
Missão social
Anna Klepchukova, diretora médica da Flo Health, destaca em nota que o investimento acelera a missão da Flo de revolucionar a saúde das mulheres, que segundo ela gastam 25% a mais com problemas de saúde do que os homens.
“Servimos como uma ferramenta para cuidados preventivos e educação em saúde, ajudando nossos usuários a reconhecer possíveis problemas precocemente e incentivando o gerenciamento proativo de cuidados de saúde”, explica.
Para Dmitry Gurski, cofundador e CEO da Flo Health, alcançar o status de unicórnio é um marco significativo para a Flo e para toda a indústria femtech. Ele destaca o programa social global da empresa, que oferece acesso gratuito ao Flo Premium em 66 países, incluindo Índia, Indonésia e Nigéria, com quase 12 milhões de mulheres já beneficiadas.
“Estamos empenhados em construir um futuro melhor para a saúde feminina, onde cada mulher se sinta compreendida e apoiada, independentemente da sua localização ou situação econômica. Este investimento da General Atlantic ajudará a impulsionar o crescimento da Flo Health à medida que continuamos a normalizar as conversas sobre a saúde das mulheres, melhorando o grau de instrução em saúde e aumentando a sensibilização para os problemas de saúde das mulheres em todo o mundo, especialmente em regiões desfavorecidas”, afirma.