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A Mecanizou, startup que desenvolveu uma plataforma para conectar oficinas a fornecedores de peças automotivas, por meio de inteligência embarcada, acabou de levantar uma rodada de US$ 14,5 milhões, com foco na expansão de seu negócio para além de São Paulo.

O aporte foi liderado pelo fundo monashees, e contou também com a participação de Alexia Ventures, FJ Labs e Dalus Capital. Essa foi a segunda rodada da Mecanizou em pouco mais de um ano – em janeiro de 2022, a empresa já havia captado US$ 4 milhões em rodada seed.

Segundo destacou o cofundador e CEO da startup, Ian Faria, o dinheiro será investido na expansão da empresa para outras regiões da cidade de São Paulo, ABC e Guarulhos. Atualmente, a Mecanizou concentra sua atuação na zona norte de São Paulo, com mais de mil oficinas cadastradas.

“Além disso, vamos priorizar o investimento em tecnologia e inteligência de dados para expandir a cobertura de SKUs e otimizar sua ferramenta de identificação de peças corretas por tipo de veículo”, explica Ian ao Startups.

Por meio da plataforma da startup, oficinas mecânicas e revendedores de autopeças conseguem encontrar, em uma base de mais de 200 fornecedores, os itens corretos para seus clientes, a partir de uma tecnologia proprietária de identificação das peças. Segundo a empresa, isso traz mais agilidade para o processo de compra, resultando em uma melhor experiência para o mecânico, com a redução de custos e sem desperdícios com peças erradas.

“Para solicitar a peça, basta que a mecânica informe a placa do veículo, o item que deseja e, em menos de um minuto, a tecnologia da Mecanizou, em conjunto com uma central de especialistas, inicia o processo, trazendo diferentes opções de preços, marcas e o tempo de entrega”, completa André Simões, cofundador e CTO da startup.

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Ian Faria (CEO) e Andre Simoes (CTO), cofundadores da Mecanizou (Foto: Divulgação)

Sobre planos de crescimento com o aporte e novas iniciativas, a Mecanizou não abriu números, mas revelou que, de janeiro a dezembro de 2022 registrou uma média de 70% de crescimento ao mês.

Conectando o offline

A Mecanizou nasceu da vontade de Ian em criar uma solução para desafios que estabelecimentos offline enfrentavam e poderiam ser resolvidos com tecnologia. Se baseando em seu histórico como executivo da Kavak no Brasil, ele direcionou seu olhar para um dos elos menos tecnológicos da cadeia do setor de carros: os mecânicos.

“Foi então que eu e André, meu sócio, decidimos visitar algumas oficinas, para entender de perto as principais dores do setor. Isso feito, decidimos criar uma plataforma que pudesse atender às necessidades desses profissionais, simplificando e facilitando pedidos e entrega de peças dos clientes, por meio da inteligência de dados na identificação desses itens”, explica o CEO.

Para a Mecanizou, o mercado endereçável é bem grande. Como referência, apenas na cidade de São Paulo, estima-se que existam de 14 a 17 mil oficinas mecânicas. Em âmbito nacional, são 121 mil oficinas mecânicas, 48 mil autopeças e distribuidoras e um mercado potencial de US$ 22 bilhões em vendas.

Para Ian, o desafio da startup é ocupar seu espaço no setor, conquistando tanto uma base crescente de fornecedores, mas principalmente trazendo os mecânicos para dentro da plataforma. Para isso, está nos planos conversas com grandes parceiros, entre eles seguradoras, lojistas e locadoras de veículos, para ampliar abrangência.

“O mecânico não vive isolado da tecnologia, ele já usa o WhatsApp para conversar com clientes e o Pix como meio de pagamento. Queremos digitalizar essa cadeia gerando valor para eles, ou seja, mostrando que nossas soluções online melhoram o seu negócio, suas margens e sua relação com seu cliente final”, finaliza Ian.

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