Rodada de investimento

Mob2Con levanta R$ 5 mi para reduzir ruptura no varejo

Startup desenvolveu solução de inteligência para otimizar reposições em supermercados e tem planos de expandir sua presença no país

Supermercado
Supermercado. Crédito: Canva

A Mob2Con, startup especializada em soluções de inteligência para varejo supermercadista, acabou de levantar uma rodada de R$ 5 milhões para impulsionar a sua plataforma. Liderada pelo fundo Hindiana, a rodada será investida na melhoria do produto e na busca de clientes em mais territórios no país.

De acordo com Carlos Wayand, CEO da Mob2Con, o investimento do Hindiana será fundamental para que a startup consiga manter o seu plano de crescimento de forma estruturada e sustentável.

“Esse montante nos permite desenvolver e expandir internamente com segurança, fator que tende a ser refletido em melhorias e novos produtos aos nossos parceiros. Acreditamos que é possível alcançar um resultado ‘ganha-ganha’ ao fortalecer a integração entre o varejo, a indústria e as agências de promotores”, destaca.

Segundo pontuou o CEO em entrevista ao Startups, uma parte do investimento será utilizada para reforçar a força de venda da startup, com foco nas regiões Sul, Norte e Nordeste. “Nosso projeto para este ano é multiplicar a receita em três vezes”, revela Carlos.

Carlos Wayand, fundador e CEO da Mob2Con
Carlos Wayand, fundador e CEO da Mob2Con (Crédito: divulgação)

Atualmente, a Mob2Con conta com cerca de 47 clientes, entre eles nomes grandes como Carrefour, Assaí e Coop – além de 2 mil indústrias e 800 agências de promotores plugadas à sua plataforma. A marca está presente em 25 estados e 185 municípios brasileiros.

Entrando pelos varejistas

Conforme explica Carlos, o modelo da Mob2Con foca nas redes supermercadistas, oferecendo a plataforma como uma solução otimizada para evitar problemas de ruptura no sortimento de produtos. Para quem não conhece o jargão do mercado, a ruptura de estoque no supermercado ocorre quando um produto específico acaba e não pode ser reposto rapidamente no estabelecimento.

“O varejo sempre teve deficiências na parte de operação. Há muita tecnologia para logística e pagamentos, mas para o operacional, das prateleiras, nunca foi uma prioridade”, dispara o CEO da startup.

Fundada em 2015, a startup desenvolveu uma solução de inteligência para otimizar a reposição de gôndolas, conectando redes varejistas, indústrias e agências de promotores, identificando gaps para reduzir os prejuízos causados pela ruptura. A tecnologia é plugada ao ERP dos varejistas, lendo os dados de venda e, a partir disso, produzindo os insights para os times reponsáveis pela reposição de produtos.

Para ilustrar o problema das rupturas, Carlos usou o exemplo do fim de semana, quando os supermercados tem um grande fluxo de saída, mas uma menor capacidade de reposição. “No domingo, se eu tenho uma menor força de trabalho para repor, a inteligência ajuda a saber para onde destinar esta mão de obra”, explica.

De acordo com o CEO da Mob2Con, quanto maior o player, mais difícil fica fazer esse tipo de controle sem o uso da tecnologia. “No caso de hipermercados, estamos falando de mais de 60 mil SKUs, o que torna o controle por pranchetas algo quase impossível”, avalia o executivo.

É por isso que, dentro do investimento recebido pela startup, um dos focos será no app da plataforma, que vai para a mão dos promoters, o elo da cadeia em que a Mob2Con tem como um dos principais focos. “Olhar a frequência do promotor é o que fecha a cadeia, e com as informações de vendas e de estoque que temos, podemos tornar o trabalho dele ainda mais eficiente”, finaliza Carlos.