A Yalo, startup norte-americana (mas nascida no México) especializada em soluções de IA para comércio conversacional, anunciou uma nova rodada. A companhia acabou de levantar US$ 20 milhões em uma extensão de sua série C liderada pela Glisco Partners.
Segundo destacou a companhia em nota, o aporte é global, mas terá impactos na operação da startup aqui no Brasil. Parte dos recursos serão destinados ao aprimoramento das soluções de IA generativa e conversacional, além de ampliar a atuação da companhia em cinco novos setores: agro, construção civil, CPG, distribuição e auto peças.
Outro plano da companhia é apostar não apenas na comunicação B2C, mas no B2B também, utilizando a automação conversacional na interação entre empresas e seus fornecedores por meio de aplicativos de mensagens como o WhatsApp. Segundo a companhia, na América Latina existem mais de 5 milhões de pequenos empresários que conduzem seus processos de compra de forma offline.
“A Yalo capacita empresas como a Coca-Cola não apenas a se envolverem com esses comerciantes, mas também a ajudá-los a crescer por meio de assistentes de IA que os aconselham sobre o que comprar e como expandir seus negócios”, afirmou a companhia em nota.
“Manteremos nosso foco na construção de excelentes produtos para auxiliar nossos clientes a explorarem o vasto potencial da IA de maneira segura e intuitiva. Juntos, buscaremos democratizar o acesso à IA para milhões de comerciantes e consumidores que, historicamente, não tiveram essa oportunidade”, completa Javier Mata, fundador e CEO da Yalo, também em comunicado.
Para Erick Buzzi, que assumiu no início do ano o comando da Yalo no Brasil, depois de liderar times de vendas na VTEX, SAP e Salesforce, o foco no mercado brasileiro tem fundamento, já que o país é pioneiro na incorporação de novas tecnologias.
“Assumimos uma posição central no plano de expansão global da Yalo. O investimento será crucial para alocar recursos e aprimorar nosso produto, com ênfase no desenvolvimento de recursos em IA. Vamos expandir nossa plataforma para novos segmentos, adaptando-a da forma mais adequada possível às necessidades específicas de cada mercado”, afirma o executivo, em nota.
A Yalo, anteriormente conhecida como Yalochat, possui operações nos Estados Unidos, União Europeia, América Latina, Índia e Sudeste Asiático, com clientes como Nestlé, Coca-Cola Femsa, Unilever, Walmart, e Aeroméxico. No Brasil, ela também atende nomes como Compre Agora e Grupo Pão de Açúcar.