Uma olhada na lista das empresas mais valiosas mostra uma grande variação no perfil das companhias ao longo das últimas décadas. Com a inovação acontecendo em ritmo acelerado, nomes de setores tradicionais como petróleo e serviços financeiros deram lugar às companhias nativas digitais, e são as 7 Magníficas, os unicórnios, as startups, que chamam a atenção.
Encontrar esses líderes em crescimento, os futuros gigantes que vão liderar as próximas revoluções. Essa é a missão do programa Emerging Giants. Realizado pela KPMG em parceria com o Distrito, ele seleciona, todos os anos, as companhias que mais se destacam e que apresentam alto poder de crescimento no Brasil e para o mundo.
“Emerging Giant é uma startup em crescimento acelerado que se destaca não apenas no setor, mercado e geografia onde atua, mas também apresenta algumas características, mapeadas pela KPMG Global como variáveis importantes das startups que tiveram jornadas de expansão relevantes e participaram de rodadas de funding e exits de sucesso”, afirma Diogo Garcia, sócio-diretor líder do programa Emerging Giants da KPMG no Brasil.
Dentre as principais características dos Emerging Giants estão fundadores com ampla experiência de mercado, produtos rapidamente escaláveis, com aporte de investimentos de venture capital a partir da série A, tração com clientes pagos e capacidade de atrair novos investimentos.
“As startups selecionadas se diferenciam bastante das demais quando analisados seus modelos de negócios e a utilização de tecnologia para atingirem escala. Elas viabilizam, na prática, a disrupção no mercado e apresentam elevados indicadores de investimentos, maturidade, idade, porte, e potencial de crescimento”, afirma Carolina de Oliveira, sócia-líder de Private Enterprise da KPMG no Brasil e na América do Sul.
O programa
Ao longo de um ano, as companhias são acompanhadas de perto por meio de mentorias com especialistas brasileiros e internacionais, eventos exclusivos e conexões com a KPMG e com outras companhias para o desenvolvimento de parcerias, projetos pilotos e a venda de produtos e serviços.
Ao se tornar um Alumni do Emerging Giants, as companhias continuam recebendo suporte e podem também dar seu give back ao ecossistema por meio de mentorias e atuando como embaixadores do programa.
No ar desde 2020, o Emerging Giants registrou mais de 150 mentorias coletivas, mais de 280 mentorias individuais e mais de 100 projetos realizados em áreas como auditoria, M&A, internacionalização, governança e compliance. Das 71 companhias que integraram as primeiras três turmas do programa, duas se tornaram unicórnios: a Único e a Pismo. Outras duas, a A de Agro e a Accountfy estabeleceram alianças estratégicas com a KPMG.
Em seu 4º ano, o Emerging Giants selecionou, em 2024, 14 novos nomes: 3778 (healthtech); 4Intelligence (industrytech); Caju (fintech); Docket (legaltech); EuReciclo (ESGtech); Gorila (fintech); Grão Direto (AgTech); Hi Platform (martech); Mevo (healthtech); Nomad (fintech); Pipo Saúde (healthtech); Swap (fintech); Trademaster (fintech); xMobots (robotics).
Para conhecer mais sobre o Emerging Giants, basta acessar o site do programa.