Se o South Summit Brazil já se tornou parte fixa da agenda do ecossistema no Rio Grande Sul no primeiro semestre, a Semana Caldeira quer ser o evento de encontro em Porto Alegre na segunda metade do ano. Para isso, o Instituto Caldeira está se movimento para fazer da quarta edição do evento, a maior até agora.
A ser realizada do dia 29 de setembro e 3 de outubro, a Semana Caldeira 2025 terá mais de 200 horas de programação gratuita, ocupando todos os espaços do Instituto Caldeira, no Quarto Distrito da capital gaúcha. De acordo com os organizadores, a expectativa é de reunir mais de 15 mil pessoas, entre lideranças do ecossistema, empreendedores, investidores, pesquisadores e entusiastas de inovação.
“Nossa expectativa é consolidar a Semana Caldeira como um dos maiores eventos gratuitos de inovação da América Latina”, afirma Pedro Valério, Diretor Executivo do Instituto Caldeira, em nota.
Para esta edição da Semana Caldeira, estão previstas cerca de 120 palestras, em dez palcos simultâneos. Como não poderia deixar de ser, um dos temas principais nos debates ao longo dos cinco dias de evento será a inteligência artificial e sua transformação nos negócios.
“Neste ano, estamos colocando a inteligência artificial no centro das discussões, reunindo grandes nomes para debater como empresários e empreendedores estão navegando essa tendência”, destaca Pedro.
Conforme explica Pedro, para a edição 2025 da Semana Caldeira, o tema central será a tomada de riscos. Inspirada na obra Arriscando a Própria Pele, de Nassim Taleb, a edição de 2025 quer provocar o público a pensar: quais os custos de adiar decisões estratégicas em um cenário de mudanças aceleradas?
“A Semana Caldeira 2025 nasce da nossa convicção de que ficar parado não é uma opção: a ação mobiliza, conecta pessoas, cria realidades e muda cenários”, afirma Pedro, em comunicado sobre o evento. “Queremos provocar as lideranças do país a pensar em como criar uma cultura empresarial mais predisposta ao risco e à inovação para construir o futuro que queremos”.
Diversos nomes já foram confirmados para falar na Semana Caldeira 2025, incluindo executivos de renome nacional e internacional como Guilherme Benchimol (fundador da XP), Guilherme Horn (Head do WhatsApp no Brasil), Alex Szapiro (SoftBank), Claudia Costin (FGV), entre outros – e mais nomes devem ser divulgados em breve.
Startups na Semana Caldeira
Como já foi feito no ano passado, o Startups estará presente na Semana Caldeira 2025 para uma cobertura especial, trazendo os principais conteúdos dos paineis e outros anúncios realizados durante o evento.
Contudo, nesta edição o Startups também é media partner do evento, participando da programação em talks durante a semana, gravações do podcast MVP e outros conteúdos especiais realizados em parceria com o Instituto Caldeira. Fique ligado em nossas redes sociais que em breve divulgaremos mais detalhes.
Ah, e por fim, mas não menos importante: terá café do Startups no Instituto Caldeira. No dia 2 de outubro, realizaremos em parceria com a Oracle o Café com Caldeira, evento para reunir fundadores, investidores e agentes do ecossistema para potencializar trocas e conexões durante a Semana Caldeira. Para saber mais e já garantir seu lugar, é só clicar neste link.