fbpx
Compartilhe

Em Londres, a Abbey Road; no Brasil, a Tech Road – ou Rodovia da Tecnologia. A novidade não será exatamente como a rua que ficou eternizada pela capa do último disco gravado pelos Beatles, e sim uma iniciativa das prefeituras de cinco cidades do Sul em apoio à tecnologia e inovação da região. A assinatura do acordo foi firmada hoje (4), 1º dia do South Summit Brazil, evento de tecnologia e inovação que acontece até sexta (6) na capital gaúcha.

Dando nomes aos bois, estamos falando de Caxias do Sul, Curitiba, Florianópolis, Joinville e Porto Alegre. Juntas, as cinco cidades reúnem 5 milhões de habitantes e uma densidade de talentos criativos que geraram mais de 3 mil startups e 20 mil empresas inovadoras que juntas faturam quase R$ 18 bilhões. 

Segundo os prefeitos presentes, o objetivo do programa é promover uma ação conjunta entre as cinco cidades com projetos que atraiam novos negócios, mais talentos e investidores. Na prática, ao invés de cada uma olhar para o próprio umbigo, passam a atuar como uma macrorregião. Um grand-comitê para debater e definir os planos estratégicos que possam alavancar ainda mais a inovação no Sul e contribuir para o desenvolvimento das cidades e das regiões que elas representam.

“Inovação precisa de liberdade econômica e segurança jurídica. Tirar a burocracia do empreendedor será fundamental em nossa proposta”, afirmou Adriano Silva, prefeito de Joinville, sem dar muitos detalhes do que isso vai implicar e de como será feito. O prefeito destacou ainda que, mesmo na pandemia, a cidade teve crescimento de 10,3% em sua economia, graças ao ecossistema de tecnologia e indústrias lá estabelecidas.

A Transfeera, fintech de gestão e processamento de pagamentos, por exemplo, é um case de sucesso da cidade catarinense. A startup nascida em 2017 em Joinville decidiu continuar por lá e evitar o famoso êxodo de startups para a Faria Lima (eixo Rio-São Paulo). Deu certo. No último ano, seu faturamento dobrou após “abraçar” o Pix como novo motor de crescimento e agora uma série A está em sua mira.

Também participaram do evento Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre; Adiló Didomenico, prefeito de Caxias do Sul; Topazio Neto, prefeito de Florianópolis (por vídeo); e a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cristina Alessi, que representou o prefeito Rafael Greca. 

*Fabiana Rolfini viajou à Porto Alegre a convite da organização do evento

OPINIÃO

Veja todas as opiniões