
No mercado desde os anos 90, quando era um jornal impresso, o Lance! se tornou uma marca tradicional na mídia esportiva brasileira. Entretanto, quase 30 anos após sua fundação, o veículo está “mexendo no seu esquema tático”, virando um pouco mais sportstech para reforçar o seu core business de jornalismo esportivo. Um movimento recente nessa direção foi a aquisição do Arquiba, app voltado ao engajamento com fãs de esporte.
Os valores do negócio não foram divulgados, mas segundo o comprador, ele cumprirá um papel importante para reforçar o engajamento dos leitores com o site e aplicativo do Lance!. O Arquiba cresceu 460% no último ano, e já acumula mais de 120 mil check-ins em mais de 65 países, além de 12 mil usuários.
Em nota, a empresa frisou que a aquisição faz parte de um plano estratégico que posiciona o Lance! como um hub de soluções tecnológicas que conectam os torcedores de forma personalizada. “Com a chegada do Arquiba, o grupo lança no mercado uma plataforma mobile própria, que será integrada ao Sócio Lance!, clube de assinatura, oferecendo soluções que acompanham o torcedor em toda sua jornada”.
A guinada tecnológica do Lance! é capitaneada pelo CEO Paulo Ganime, que assumiu a liderança da empresa em abril do ano passado, depois de atuar como CFO da companhia. Segundo o executivo, a empresa está se atualizando com os tempos, em que mídia e tecnologia se conectam em diversas camadas, não apenas na produção de notícias.
“Nosso core é levar informação ao público, tanto que investimos pesado também em jornalismo. Por outro lado, é preciso também criar novas formas de engajar e fidelizar o leitor, para que esse conteúdo chegue nele da melhor forma e tenha o Lance! como primeira opção de conteúdo esportivo”, destaca Paulo, em conversa com o Startups.
No caso do Arquiba, o app permite que os torcedores façam check-in nos estádios, acumulando pontos que, no futuro, poderão ser trocados por benefícios no Sócio Lance!. Apesar de muitas features ainda estarem em desenvolvimento, Paulo afirma que o plano é agregar funcionalidades como troca por ingressos, serviços de alimentação, experiências nas partidas e outros benefícios.
Aliás, para pensar em novas formas de engajamento, dois dos fundadores do Arquiba, Lucas Arruda e Miguel Tápias (que criaram a startup ao lado de Pedro Perrini e Pedro Arias), se somarão ao time executivo do Lance!, desenvolvendo o produto junto a marcas e clubes interessados nos dados dos torcedores, e integrando com outras iniciativas como o Sócio Lance!. Para isso, eles trazem na bagagem passagens por empresas como Esporte Interativo, Warner Bros Discovery e LiveMode.
Antes da aquisição do Arquiba, o Lance! já tinha feito outra contratação importante para seu plantel. Marcelo Accioly Fragoso (ex-Postos Ipiranga) entrou em fevereiro como Gerente de Produtos para ficar à frente do Sócio Lance!. “Ele está contribuindo muito com sua experiência em programas de fidelidade como o da Ipiranga“, destaca Paulo.
Atualmente 100% digital (o jornal impresso foi descontinuado durante a pandemia), o Lance! impacta mais de 25 milhões de torcedores mensalmente, com 90% dos acessos ao site vindo de dispositivos móveis. Nas redes sociais, já são quase 10 milhões de seguidores, com destaque para o TikTok, que cresceu mais de 1.000% entre 2024 e 2025. Segundo Paulo, o plano é continuar investindo em tech, tanto dentro quanto fora da redação.
“O nosso pilar é o jornalismo, mas estamos caminhando para trazer cada vez mais interação. Transmissões ao vivo, gamificação, programas de fidelidade e benefícios. Estamos integrando tudo isso, usando a tecnologia como um atalho para o nosso torcedor. Estamos criando novas formas de viver o esporte — e isso é só o começo”, finaliza Paulo.