Sim, a gente sabe: ainda não chegou o fim de semana. Mas ei, não tem dia para assistir a um bom filme ou série, seja no conforto da sua casa, ou na sempre mágica sala de cinema.
Por isso, resolvemos voltar às listas de filmes e séries que muitos leitores aqui do Startups gostam, com cinco novas sugestões que podem trazer insights bem-vindos para quem é empreendedor. Caso a inspiração nos negócios não venha, a gente pode assegurar que pelo menos algumas horas de diversão você terá.
Ah, e se você não viu nossas outras listas, aqui estão elas:
- Startups Recomenda: 7 séries sobre tech e negócios que você precisa ver
- Startups Recomenda: 7 filmes que todo empreendedor precisa ver
- Startups Recomenda: 5 filmes sobre o lado obscuro dos negócios
Agora, vamos à nova lista:
Tetris (Apple TV+)
Lançado recentemente na Apple TV+, este filme adapta de forma um tanto livre – e altamente estilizada – a história maluca que foi trazer Tetris, um jogo criado despretensiosamente por um desenvolvedor russo em plena Moscou dos anos 80, para o ocidente. Entre golpes de agentes vigaristas pelo licenciamento do game, até negociações tensas com o governo soviético para a liberação dos direitos para o ocidente, o hoje lendário game foi objeto de uma verdadeira história de espionagem antes de se tornar o grande sucesso que é até hoje.
Air (Cinema e Prime Video)
Talvez vocês não conheçam esta história, mas no começo dos anos 80, um jovem talento dos Los Angeles Lakers, chamado Earvin “Magic” Johnson recusou a proposta modesta de uma novata companhia de tênis esportivos, para assinar com a Converse por um cheque bilionário. Essa empresa era a Nike, que ofereceu na sua proposta participação nos lucros futuros e a criação de uma marca própria para o atleta. Anos depois, outro talento promissor da NBA, chamado Michael Jordan, entrou na mira da ainda novata companhia – e desta vez ela não mediu esforços para fechar o contrato. Este filme, dirigido e estrelado por Ben Affleck, mostra os bastidores desta história de negociação, que transformou a Nike em uma gigante do mercado, e Michael Jordan em um bilionário. Disponível nos cinemas e em maio no Prime Video.
Winning Time (HBO Max)
Falei antes nos Los Angeles Lakers, então agora o assunto é sobre eles. Esta série do HBO Max traz um elenco estelar e uma produção caprichada para mostrar como um investidor ambicioso (pra não dizer kamikaze), colocou sua fortuna em risco para comprar e transformar o Lakers – na época um time desacreditado e desvalorizado – em uma dinastia. A primeira temporada mostra como o empresário Jerry Buss (John C. Reilly) correu contra o tempo para liquidar todo o seu patrimônio para comprar o clube, e plantou as primeiras sementes do sucesso, como a contratação de Magic Johnson. Embora a primeira temporada já mostre um pouco do retorno que o “Dr. Buss” já teve em seu primeiro ano à frente do clube, as próximas devem mostrar como a franquia se tornou uma potência e transformou a forma de vender o basquete na NBA.
Bem-vindos ao Wrexham (Star+)
Ainda no empreendedorismo ligado ao esporte, essa série documental fala de algo mais recente. Em 2021, os atores Ryan Reynolds (Deadpool) e Rob McElhenney (Mystic Quest), fizeram algo que muitos acharam loucura. Mesmo sem conhecer patavinas de futebol, eles compraram o Wrexham FC, um time galês da quinta divisão da liga britânica, com o plano de levá-lo à elite do futebol inglês. A série “Bem-vindo a Wrexham” mostra a trajetória deste negócio e a primeira temporada do clube com os famosos donos, que através da empatia com a dedicada torcida do clube (em uma cidadezinha de apenas 130 mil habitantes) e com um faro aguçado para negócios (trazendo patrocinadores como Expedia e TikTok), começou a mudar a trajetória do sofrido clube.
Pepsi, Cadê Meu Avião? (Netflix)
Essa sugestão é a mais curiosa de todas. Nos anos 90, em uma estratégia ousada para manter a concorrência com a Cola-Cola nos EUA, a Pepsi criou um programa de pontos, em que seus clientes podiam resgatar prêmios acumulados com a compra de refrigerantes. Entretanto, ela não contava com a astúcia de um jovem observador e um investidor maluco, que viram uma brecha em um comercial da empresa. A brecha: ela colocou (como brincadeira) um jato militar Harrier pelo valor de 7 milhões de pontos, que segundo as contas deste jovem, exigiria um esforço de US$ 4 milhões, enquanto o valor de um jato Harrier era de US$ 33 milhões. Esta divertida documental série mostra a batalha judicial e midiática entre dois reles mortais e a gigantesca Pepsi, que quis ser engaçadinha na publicidade e se viu numa tremenda enrascada por conta de um esperto consumidor. Disponível na Netflix.