No início do ano, o Gympass balançou o mercado ao anunciar sua mudança de marca para Wellhub, como um reflexo da evolução para além das academias e um novo posicionamento como plataforma completa de bem-estar para os colaboradores. Quatro meses depois, um novo feito: a companhia acaba de alcançar 3 milhões de usuários ativos no mundo e 500 milhões de check-ins em sua rede de parceiros.
De acordo com o Wellhub, os resultados mostram o crescente reconhecimento entre as empresas sobre a importância de oferecer benefícios abrangentes de bem-estar para sua força de trabalho. “As empresas estão investindo em seu ativo mais importante – as pessoas – para melhorar tanto a saúde dos colaboradores quanto o desempenho do negócio”, afirma Priscila Siqueira, líder do Wellhub no Brasil, em nota.
“No final das contas, esse feito não se trata apenas de números; trata-se de pessoas reais transformando suas vidas. Estamos ansiosos para continuar inovando em nossa plataforma para servir nossos clientes corporativos, seus funcionários e nossos parceiros de bem-estar”, destaca a executiva.
Ganha-ganha
Fundado em 2012, o Wellhub oferece aos colaboradores assinaturas completas com parceiros de fitness, mindfulness, terapia, nutrição e sono em 11 países. Ao melhorar o bem-estar das pessoas, a plataforma contribui para que as empresas retenham talentos e tenham times mais engajados e produtivos. Já os quase 60 mil parceiros se beneficiam do Wellhub para conquistar novos clientes (e, assim, aumentar a receita), já que 90% de seus membros são novos alunos para as academias que visitam e dos aplicativos que utilizam.
O Wellhub levou dez anos para alcançar seus primeiros 100 milhões de check-ins (qualquer atividade que um usuário realiza na plataforma, como participar de uma aula de yoga, visitar uma academia local ou fazer uma aula online via um aplicativo parceiro). No último ano, os check-ins de colaboradores na plataforma dobraram de 250 para 500 milhões. O crescimento de assinantes e check-ins de usuários gerou uma taxa de crescimento anual de mais de 75% nos pagamentos aos parceiros de 2021 a 2024.
Esse ecossistema mutuamente benéfico faz com que cada vez mais parceiros escolhessem se juntar ao Wellhub para impulsionar seus negócios. Em 2024, mais de 8 mil novas academias, estúdios e aplicativos se juntaram à rede, sendo 3,5 mil apenas no Brasil. Ao todo, a plataforma conta com 28 mil parceiros a nível nacional. Entre os novos parceiros estão apps como Apple Fitness+, FitDance, Tembici e Utreino, e academias e estúdios como Bodytech, Cia Athletica, Pure Pilates, Rede Gaviões, 26 Fit, entre outros.
“O Wellhub identificou uma verdadeira necessidade no mercado e desempenha um papel crítico em ajudar parceiros corporativos e suas bases globais de funcionários a priorizarem a saúde e o bem-estar. Esse marco de crescimento significativo mostra a repercussão da plataforma”, destaca Alex Crisses, Chefe Global de Sourcing de Novos Investimentos e Co-chefe de Crescimento Emergente na General Atlantic, investidora de longa data do Wellhub. “Esperamos continuar apoiando a visão da plataforma de promover o acesso a benefícios de bem-estar abrangentes por meio da tecnologia.”
Conflitos no Cade
A conquista do Wellhub ocorre em meio a denúncias no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Nesta quarta-feira (31), o Valor Econômico reportou que duas academias denunciaram o Wellhub alegando que a plataforma está desrespeitando um acordo firmado com o Cade em 2022.
Há dois anos, o Wellhub se comprometeu a limitar os contratos de exclusividade a 20% de sua base total de parcerias em cada cidade. O contrato entre as partes não pode exceder o prazo de dois anos e a plataforma pode fazer investimentos de melhoria como contrapartida para cada parceiro. No entanto, de acordo com as denúncias, o Wellhub estaria obrigando as academias a manterem exclusividade com a plataforma.
À PEGN, a líder do Wellhub no Brasil, Priscila Siqueira, afirmou que nenhum dos parceiros foi obrigado a assinar contrato de exclusividade. “A gente vem investindo cada vez mais neles para construir a rede e temos a limitação do quanto podemos ser exclusivos, que não estamos nem perto. Tem muito espaço para trabalhar ainda. Quem quiser ser exclusivo, vai ter preferência e benefícios adicionais, é natural, mas é uma opção do parceiro”, disse.
Os parceiros exclusivos do Wellhub desfrutam de diversos benefícios como maior exposição aos clientes, acesso a um canal exclusivo de suporte comercial, descontos na aquisição de equipamentos e em cursos de MBA e, ainda, assistência financeira adicional, incluindo pagamento antecipado.