fbpx
Compartilhe

A startup mineira netLex, que opera como uma plataforma de gestão de contratos para empresas, está pronta para ganhar o mundo. Para expandir suas operações e acelerar o desenvolvimento de produtos, a companhia acaba de receber um cheque de R$ 126 milhões, em uma rodada liderada pela Riverwood Capital, na expectativa de consolidar ainda mais a sua posição como líder de mercado. Este é o maior investimento em uma empresa de Contract Lifecycle Management (CLM) na América Latina. 

“Vamos usar o capital para continuar trazendo inovações aos nossos clientes, focando em inteligência artificial para otimizar todas as etapas do ciclo de vida dos contratos”, afirma Flávio Ribeiro, CEO e fundador do netLex, em nota. Com novas soluções para otimizar a gestão contratual, a empresa planeja expandir sua presença em mercados fora do Brasil.

Fundado em 2014, o netLex é utilizado por diversos departamentos dentro das empresas, incluindo  jurídico, suprimentos e vendas. A plataforma otimiza a criação, negociação e assinatura dos contratos e captura automaticamente os dados contratuais para gerenciar obrigações e gerar insights.

Atualmente, a startup atende grandes empresas como Ambev, Samsung, iFood e Localiza, além de mais de 100 clientes entre as 500 maiores empresas do Brasil, além de grandes empresas em países como Colômbia, Argentina, Chile, México, EUA, Inglaterra, Espanha, França, Alemanha e Noruega.

O netLex gerencia contratos de ponta a ponta, da solicitação ao encerramento. “Nossa plataforma permite o gerenciamento centralizado de contratos, abordando diversos casos de uso e aumentando significativamente a produtividade”, acrescenta Flávio.

A empresa acredita que a inteligência artificial será um divisor de águas para o mercado de CLM, impactando na forma  como os contratos são negociados e gerenciados. “Hoje há muito trabalho repetitivo – isso será completamente alterado pela IA. Os investimentos em IA ajudarão nossos clientes a economizar milhões e aprimorar a governança da empresa”, completa. 

Como parte do acordo da rodada, Gustavo Pinheiro, da Riverwood Capital, se juntará ao Conselho de Administração da startup. “O netLex oferece um produto de classe mundial que conquistou a confiança das maiores empresas do Brasil. Estamos entusiasmados em nos associar a esta equipe excepcional, neste momento importante de expansão para novos mercados e integração de funcionalidades poderosas à plataforma”, afirma o executivo.

Francisco Alvarez-Demalde, cofundador e sócio-gerente da Riverwood Capital, destaca que o foco crescente em automação e governança impulsionou significativamente a adoção de soluções CLM pelas empresas. “Acreditamos que os contratos estão no centro de uma grande transformação através da IA, o que irá acelerar ainda mais a adoção de soluções CLM”, pontua.

LEIA MAIS