Veja, a seguir, algumas tecnologias que tiveram a influência de profissionais ucranianos, foram estabelecidas naquele país, ou tem presença significativa por lá.

Made in Ukraine

Uma das mais famosas startups fundadas por ucranianos e celebrada como o primeiro decacórnio do país. Desenvolve um corretor de gramática e ortografia baseado na nuvem

Grammarly

Um dos melhores aplicativos para fazer limpeza de Macs e deixar a máquina mais rápida, o CleanMyMac é uma obra do empreendedor ucraniano Oleksandr Kosovan.

CleanMyMac 

O aplicativo de mensagens foi cofundado pelo empresário e engenheiro de computação ucraniano-americano Jan Koum, em 2009. O empreendedor nasceu em Kiev e cresceu em Fastiv, uma das cidades ocupadas pela Rússia.

WhatsApp

Um dos recursos do aplicativo de mensagens multimídia, de selfies animadas com realidade aumentada, veio da startup ucraniana Looksery, que foi fundada pelo ucraniano Yurii Monastyrshin e pelo russo Victor Shaburov. A empresa foi comprada pela Snap em 2015 por US$ 150 milhões.

Snapchat

A multinacional de pagamentos foi co-fundada pelo ucraniano-americano, Max Levchin. Além de sua atuação em frentes como sistemas anti-fraude, Levchin também é o co-criador do teste Gausebeck-Levchin, que informou a criação do teste humano de resposta ao desafio CAPTCHA.

PayPal

O banco digital Revolut foi fundado em 2015 pelo ucraniano Vlad Yatsenko e pelo russo Nikolay Storonsky. A empresa é sediada em Londres, Reino Unido, e tem planos de expansão global. A fintech evantou uma rodada de US$ 800 milhões, e Vlad se tornou o primeiro bilionário da cena tech do país.

Revolut