fbpx
Compartilhe

*Bárabara Axt, de Lisboa, para o Startups

Com palavras calculadas e silêncios deliberados, a CEO do Web Summit, Katherine Maher, respondeu a perguntas dos jornalistas durante o evento hoje pela manhã. A maior parte dos questionamentos, é claro, foi sobre a polêmica envolvendo as declarações do agora ex-CEO sobre o conflito entre Israel e o Hamas, e suas consequências. “Paddy se demitiu porque seus comentários se tornaram uma distração” disse ela, demonstrando um estilo bem diferente de seu antecessor e não emitindo mais qualquer outra opinião sobre a guerra. 

Katherine garantiu que muitos dos participantes que se manifestaram inicialmente contra o evento voltaram atrás, e estão hoje em Lisboa. “Graças a um relacionamento de mais de uma década com nossos parceiros, e à resposta rápida da organização, que lidou com o problema e fez mudanças, nós conseguimos reverter a situação em vários casos.” afirmou, sem dar o nome de nenhuma empresa. “O fato de que tantas pessoas e empresas estão aqui são prova do sucesso e da relevância do Web Summit“, cravou 

Segundo a organização, o evento recebeu 72.236 visitantes de 153 países, com 321 empresas com espaço de exposição em seus 5 pavilhões. A lotação é clara, mas, caminhando pelos corredores do evento, é possível ver algumas áreas com cadeiras, cabines para assistência a visitantes, ou exposições de arte, onde, certamente, estaria instalado o estande de uma grande empresa. Nomes como Google, Meta e Siemens cancelaram sua participação no evento este ano por conta das declarações de Paddy.

Diversidade no Web Summit

Katherine também reforçou a importância da diversidade no evento. “Temos uma equipe dedicada a garantir a diversidade e a inclusão, não apenas nos palcos, com apresentadores de identidades diversas, mas também entre os participantes”, disse. Mas ainda que seja CEO de um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, em que as mulheres são 43% dos participantes e 38% dos apresentadores, Katherine não está imune a certos preconceitos. 

Em resposta a um jornalista irlandês que tentou investigar um suposto relacionamento entre ela e o antigo CEO, ela disparou: “Eu e Paddy nos encontramos duas vezes, uma delas no palco. A insinuação de um relacionamento entre nós dois é misógina”, e encerrou o assunto.

LEIA MAIS