O Web Summit desembarcou no Rio de Janeiro no ano passado, com a primeira edição do megaevento de tecnologia fora da Europa. O sucesso no Brasil foi praticamente instantâneo: só naquele ano já foram mais de 20 mil pessoas – incluindo os principais investidores, empreendedores e atores de tecnologia do mundo – reunidas no Riocentro para uma programação repleta de negócios, tendências e inovação. Em 2024, são esperadas quase 35 mil pessoas ao longo dos dias 15 e 18 de abril.
Com os resultados otimistas e a rápida adoção de participantes nacionais e internacionais na edição carioca, seria até compreensível se a organização do evento já estivesse pensando em edições adicionais do Web Summit no Brasil. Mas esse não é o caso – pelo menos, não por enquanto.
“Eu aplaudo o seu entusiasmo de, depois de dois anos, você achar que somos bons o suficiente para poder ir para outra cidade. Agradeço, mas eu certamente não diria que isso é um plano imediato”, disparou Craig Becker, Chief Events Officer do Web Summit, em coletiva de imprensa realizada na última terça-feira (16). “Estamos encantados de estar aqui no Rio e precisamos realmente apostar e nos instalar por aqui. Temos gente vindo de todo o país, o que é exatamente o que esperávamos que acontecesse”, acrescentou.
Apesar de não ser uma meta de curto prazo, o executivo não descarta uma expansão do Web Summit para outras cidades brasileiras. “Talvez no futuro tenhamos energia suficiente para realizar um segundo evento em outro lugar, mas nos dê uma chance”, disse ele, sem mais detalhes. Antes do Rio de Janeiro ser escolhido para sediar a edição brasileira do Web Summit, a Cidade Maravilhosa chegou a disputar o evento com Brasília e Porto Alegre.
Edição recorde
“Esse ano temos um total de 34.397 participantes, o que representa um aumento de quase 60% em relação a 2023. É oficialmente o Web Summit de mais rápido crescimento de todos os tempos. Nenhum outro evento tem crescido tão rápido quanto o do Rio. O de Lisboa demorou um pouco para chegar perto do que já temos aqui”, analisou Craig.
O Web Summit Rio 2024 tem um recorde de 45% de startups fundadas por mulheres – a maior participação feminina registrada em qualquer evento do Web Summit em todo o mundo, e mais que o dobro do que o registrado no Rio no ano passado. O espaço reservado para a iniciativa Women in Tech, que inclui um programa de desenvolvedoras, programa de startups e área de exposição de negócios, aumentou 25% em relação a 2023.
De acordo com a organização do evento, cerca de 47,5% dos participantes totais do evento são mulheres, e 39% das palestrantes também. Além disso, das 1066 startups presentes neste ano, 22% são fundadas por pessoas negras e 16% se posicionam como negócios de impacto.
“Estamos muito orgulhosos de todas as iniciativas que realizamos voltadas para as comunidades sub-representadas. É algo que fazemos ativamente para ajudá-los a se sentirem confortáveis. Ao longo do tempo, todas essas ações realmente construíram um resultado sólido e fantástico, com o qual estamos realmente encantados”, ressaltou o executivo.