fbpx
Compartilhe

A cobertura especial do Startups no Web Summit Rio 2023 tem o apoio da Headline.

Qual o futuro do metaverso após Mark Zuckerberg deixar o seu em segundo plano e um rastro de prejuízo de US$ 13,7 bilhões para a Meta em 2022? O setor, que parece respirar por aparelhos, foi alvo de discussão no palco Crypto, do Web Summit Rio.

Claro que nenhum empreendedor desse segmento falaria mal do seu próprio negócio. Em muitos aspectos, porém, fica pouco claro o que as startups estão trazendo em termos de inovação ou mesmo de soluções para as pessoas.

O próprio conceito de metaverso, uma camada de realidade que mistura o mundo físico com o digital, ainda é pouco acessível – seja pelo custo dos equipamentos, seja pelo fato de que muitas das tecnologias que o envolvem não estão plenamente desenvolvidas. Não colou com os 2 bilhões de usuários ativos do Facebook, que não compraram, literal e metaforicamente, a ideia.

Segundo Solo Ceesay, cofundador e CEO da startup Calaxy, cujo objetivo é conectar criadores de conteúdo com fãs, o metaverso está na sociedade há muito tempo, sobretudo com as inovações das últimas duas décadas, com Xbox live e os jogos on-line. Durante o painel no Web Summit Rio, no entanto, ele apontou que a tecnologia fica cara a longo prazo. “Isso é, entre outros aspectos, uma das dificuldades”, afirmou.

Silvina Moschini, fundadora e CEO da Unicoin, vê o horizonte do metaverso com otimismo. “Vimos esse retrocesso com bitcoins, mas a indústria é consolidada. O Facebook talvez tenha sofrido esse retrocesso, mas ainda há muitas possibilidades. Você pode ter games, educação, telemedicina”, enumerou. “E as coisas continuam a crescer, porque há a geração Z que quer a experiência 3D. Acho que [o retrocesso] é parte da evolução, tal como cripto passou”, apostou.

Eles admitem, no entanto, que alguns multiversos vão deixar de existir – como, de fato, já ocorreu.  O CEO da Calaxy acredita que, cada vez mais, haverá a intersecção de metaversos. “Esta realidade é diferente desta, que é diferente desta, que é diferente desta”, elucubrou, como se estivesse atravessando esses cenários.

Para que isso se concretize, falta apenas uma coisa: a adesão dos usuários. No que depender de parte considerável da plateia que deixou o painel antes dele terminar no Web Summit Rio, isso não deve acontecer em um futuro tão próximo.

LEIA MAIS