A segunda edição do Web Summit Rio terminou nesta quinta-feira (18), marcada pelos side events e pelos níveis recorde de participação feminina. Do total de fundadores, 45% eram mulheres, o maior número já registrado em todas as edições do evento, segundo a organização. Além disso, 47,5% dos participantes e 39% dos palestrantes eram do sexo feminino.
Em entrevista exclusiva ao Startups no último dia do evento, Artur Pereira, country manager do Web Summit para Brasil e Portugal, diz que esta edição superou expectativas. “Estamos muito contentes com os palestrantes, com os nossos parceiros, investidores. E com o fato de quase 48% dos participantes serem mulheres, e 45% das startups presentes no evento serem fundadas por mulheres. Esse é um número que nos deixa muito contentes. É sempre um objetivo pelo qual lutamos muito”, afirma.
Em nota, o fundador e CEO do Web Summit, Paddy Cosgrave, destacou que esse é o evento de crescimento mais rápido do grupo, e que as mulheres têm uma participação importante nesse desempenho. “O fato de termos o maior encontro de startups fundadas por mulheres na América do Sul é uma prova da diversidade na região, e espero que durante todo o evento elas possam se encontrar com os investidores e parceiros necessários para o crescimento desses negócios”, diz.
Side events
Também chamou a atenção este ano a quantidade de side events acontecendo na cidade do Rio de Janeiro, que começaram desde a semana anterior ao Web Summit. O Startups contabilizou pelo menos 15 encontros organizados por investidores, fundadores, instituições e pela própria Prefeitura do Rio. Incluindo um happy hour do Startups, que aconteceu na quinta-feira e reuniu cerca de 60 pessoas em um bar na Barra da Tijuca.
“Houve uma quantidade gigante de eventos paralelos, não oficiais, que acontecem porque nossos parceiros estão organizando, porque o ecossistema está organizando. Toda a cidade está mobilizada. O evento realmente se estabeleceu na cidade e as pessoas gostam de participar do Web Summit Rio“, comemora Artur.
O evento registrou crescimento de mais de 60% em número de participantes, passando de 21 mil pessoas em 2023 para mais de 34 mil em 2024. O espaço físico do evento aumentou aproximadamente 25% em relação ao ano passado. Ao todo, foram 518 palestrantes, 844 profissionais da imprensa e 499 investidores. Entre eles, gestoras e grupos de investidores como Poli Angels, BR Angels, Vox Capital, Vinci Partners, Kaszek e Seedstars. “Provavelmente vamos ter mais um crescimento para o ano que vem, não sei dizer de quanto. Mas estou otimista”, avalia o country manager.
A próxima edição do Web Summit Rio, inclusive, já tem data. Será entre os dias 27 e 30 de abril de 2025. As vendas já começaram a ser feitas e quem realizar a compra nos próximos dias garante o ingresso com 50% de desconto, no site oficial do evento.
Web Summit Lisboa
As expectativas agora são para o Collision, que ocorre entre os dias 17 e 20 de junho em Toronto, no Canadá, e para o Web Summit Lisboa, que acontece entre os dias 11 e 14 de novembro na capital portuguesa. “Web Summit Lisboa é o nosso melhor evento, Lisboa é a nossa casa. E estamos com muita expectativa para ele. Temos alguns palestrantes confirmados, que serão anunciados nos próximos meses. Brad Smith, da Microsoft, já está confirmado, e temos o CEO da Groq, que é uma empresa que está a dar cartas, como dizemos em Portugal, no mundo da inteligência artificial. E agora o principal foco é mesmo o Collision, no Canadá”, antecipa Artur.
Para o executivo, os Web Summits no Rio e em Lisboa contribuem para aproximar ainda mais os dois países e fomentar negócios nessas regiões. O evento desta semana reuniu participantes de mais de 100 países, mas a delegação portuguesa foi a maior, segundo Artur.
“Desde que anunciamos que íamos fazer o Web Summit no Rio, houve logo um movimento imediato do Brasil ir ao evento em Lisboa. Várias startups portuguesas já abriram operações no Brasil, e startups brasileiras estão abrindo em Portugal. Somos uma ponte que conecta vários países. Nesse caso, Brasil e Portugal, mas também Canadá e Catar, com a estreia que fizemos este ano em Doha. O Web Summit vem sempre com boas oportunidades de investimentos e parcerias”, finaliza.