Inaugurado na semana passada e com a intenção de ser o novo hub de inovação do Rio de Janeiro, o Instituto 12 abriu a agenda de side events do Web Summit Rio com um happy hour para o Startups20, grupo que faz parte da trilha de startups do G20. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e pelo QED Investors.
Funcionando no mesmo local do antigo HashTown, na Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, Zona Sul do Rio, o Instituto 12 é apoiado pela Hashdex, cuja sede é no mesmo prédio, e outras corporações, como TIM, PRIO, Grupo Trigo, Vieira Rezende, Visagio e Invest.Rio. Entre as empresas residentes no local estão Valor Capital, Atlântico VC, Parfin, Zoox e Kelvin Lab. A ideia é que o espaço de 1.600 metros quadrados funcione como um ponto de encontro entre empreendedores e investidores, e receba eventos e workshops do ecossistema de inovação.
O encontro desta segunda-feira (15) contou com a presença do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e da presidente da Abstartups, Ingrid Barth. A primeira reunião do Startups20 foi realizada em fevereiro deste ano em Macapá, capital do Amapá. Em entrevista ao Startups, Ingrid contou que o Web Summit Rio representa uma oportunidade de abordar a temática da inovação e das startups do ponto de vista das políticas públicas. E que a criação de um novo hub de inovação na cidade pode ajudar a impulsionar ainda mais esse mercado.
“Está todo mundo aqui, então fica muito mais fácil de ter essa integração entre o ecossistema. Existem alguns estudos que mostram que alguns aparelhos, quando bem instalados, têm o potencial de irradiar desenvolvimento econômico e social para as ruas no entorno, depois para o bairro, depois para a cidade. Quanto mais hubs a gente tem, melhor para irradiar o desenvolvimento econômico na região. E com o Startups20 a gente consegue entender o que pode aproveitar do que já foi feito nos outros países, e os outros países podem aproveitar o que a gente está fazendo”, afirma Ingrid.
Inspirado por projetos de sucesso como o Instituto Caldeira em Porto Alegre, que hoje já possui o apoio de empresas globais como Google, Microsoft, Nvidia e Dell, o Instituto 12 também celebra a inauguração de uma unidade do Solo (Solo = Sustentavel, Organico e Local) Café, um all day menu, iniciativa do chef Estrelado Michelin, Rafael Costa e Silva e do Restauranter Fernando Kaplan, que proporcionará uma experiência culinária sustentável e única aos visitantes e membros do i12. Dois parceiros importantes para o nascimento e gestão do i12 são a consultoria carioca Visagio que atuará na governança do instituto e o escritório de advocacia Vieira Rezende, dando suporte jurídico para a organização.
Rafael Duton, conselheiro do Instituto 12, afirma que o objetivo do instituto é estabelecer um ecossistema onde a sinergia entre os agentes de mudança possa florescer. “Nosso objetivo é que o Instituto 12 se torne um centro de inovação e negócios, e um palco para o diálogo construtivo em tópicos vitais como sustentabilidade e a cultura vibrante do Rio”. Rafael foi um dos fundadores do unicórnio Movile, dono do Ifood, empreendedor Endeavor, além de professor e investidor em startups.