Negócios

Por falta de infraestrutura, RD Summit sai de Floripa e vai para SP em 2023

A próxima edição acontece de 8 a 10 de novembro na capital paulista

RD Summit
Foto: Green Fotografias/Divulgação

A partir de 2023, o RD Summit estará de casa nova. O megaevento de vendas e marketing digital que historicamente acontecia em Florianópolis (SC) será realizado em São Paulo e já tem data marcada: de 8 a 10 de novembro. 

A mudança foi feita por questões de infraestrutura. Mais do que conteúdos, insights sobre o mercado e muito networking, o RD Summit virou um dos encontros mais hypados e queridinhos do ecossistema por oferecer estruturas gigantescas, convidados de peso, megashows ao vivo e multi experiências para todos os participantes. Não à toa, ganhou o status de “Rock in Rio” e “Disneylândia” do marketing digital.

Apesar de tudo, parece que a festa ficou grande demais para a capital catarinense. “Todos os anos fazemos o exercício de analisar o melhor cenário para a realização do RD Summit e chegou o momento de  expandir o evento para condições que, infelizmente, não conseguiríamos em Florianópolis”, disse a RD Station, em nota.

Este ano, o evento recebeu mais de 11 mil pessoas, 130 palestrantes e 180 horas de programação ao longo dos dias 26 e 28 de outubro. Com uma área com mais de 56 mil metros quadrados, o RD Summit ocupou os 2 andares do Centro de Convenções CentroSul, além das lonas adjacentes para fazer o espaço crescer e as demais áreas como estacionamento, passarela e ambientes externos. Foram dezenas de salas de imersão e networking, plenária e uma feira de negócios, além de quiosques de cafés, bares, área para happy hour, espaços instagramáveis, e um local com mais de 60 food trucks.

Mas alguns perrengues aconteceram. O grande problema da última edição foi em relação à internet. O wi-fi caiu e a rede móvel da maioria dos participantes também. Sem internet, ficou difícil acessar o aplicativo exclusivo do evento, usado para consultar a programação e o mapa do espaço, além de avaliar conteúdos e fazer novos contatos. Até a transmissão online do RD Summit ficou fora do ar por algumas horas.

Segundo a organização, isso aconteceu pela quantidade de pessoas utilizando a rede ao mesmo tempo. Eric Santos, presidente da RD Station, admitiu que, fisicamente, o evento já tinha chegado em seu limite em Florianópolis. “Todo ano saímos do RD Summit sem saber se a próxima edição será aqui outra vez. Sempre avaliamos a experiência dos participantes na cidade, as condições climáticas e a estrutura. Em Floripa, fisicamente, chegamos no limite do lugar”, disse durante entrevista coletiva com jornalistas.

A sede da RD Station continua sendo na Ilha da Magia – o que muda é apenas a localização do evento. “Nosso compromisso continua sendo investir no desenvolvimento da cidade, através do desenvolvimento de profissionais e empresas, criação de novos projetos e participação ativa junto à comunidade local de marketing, vendas, tecnologia e inovação”, disse a empresa.

“Somos muito gratos a Florianópolis, onde nascemos como empresa e nos tornamos um expoente no segmento. Entendemos que a nova cidade sede cria novas possibilidades, além de oferecer a infraestrutura fundamental para evoluirmos em aspectos importantes do evento e para conseguirmos proporcionar uma experiência mais viável, confortável e impactante para os públicos envolvidos” – RD Station.

Essa não é a primeira vez que um megaevento se realocou pela falta de infraestrutura na região. A Futurecom, maior evento do setor de telecomunicações, TI e internet do Brasil, nasceu em Florianópolis, mas desde 2008 tem sido realizada em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

Por enquanto, o que temos do RD Summit 2023 é a data e cidade-sede. Mais novidades devem ser anunciadas a partir de janeiro.